HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 51



O Legado dos Capadócios

As ideias básicas dos pais capadócios ajudaram a vencer várias heresias antitrinitárias e acabaram por levantar muitas questões, provocando várias controvérsias. Muitos críticos entenderam como ambíguas todas as explicações a respeito da Trindade.

A principal crítica, inclusive dos teólogos da atualidade, é que os pais capadócios se prenderam demais às especulações sobre a Trindade imanente (o relacionamento na eternidade), ao passo que o Novo Testamento se restringe à Trindade econômica (as três pessoas ativas na história da salvação).

É interessante destacar que o Concílio de Constantinopla coroou os esforços de Atanásio e dos pais capadócios de uma vez por todas ao condenar todos os tipos de subordinacionismo e sabelianismo (modalismo) e ao reescrever o Concílio de Nicéia a fim de incluir um “terceiro artigo” a respeito do Espírito Santo e da igreja.

O Credo de Nicéia tornou-se a declaração universal de fé e foi reafirmado pelo quarto concílio ecumênico em Calcedônia, em 451. Outros credos e profissões de fé foram escritos posteriormente, nas tradições ortodoxas, católicas e protestantes. Todos, porém, constituem elaborações e interpretações do Credo de Nicéia.

“Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Lc 10:19-22).

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

2 comentários:

  1. Olá! conheci o seu blog através do blogueiros do brasil, estou te seguindo,seu blog é edificante.Deus te abençoe a cada dia!
    Se desejar seguir o meu blog,ficarei grata.Um forte abraço.
    http://justosenhor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Feito. Obrigado por compartilhar conosco um pouco do seu conhecimento.

    ResponderExcluir

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações