HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 45


Basílio de Cesaréia

Basílio, um dos pais capadócios, nasceu por volta de 330, numa família cristã abastada da Capadócia e morreu em 377 ou 379. Foi educado principalmente por sua avó piedosa, Macrina, cujo nome também foi dado à sua irmã. Essa irmã de Basílio adotou, desde jovem, a vida monástica e exortou Basílio e seu irmão mais jovem, Gregório, a tomar os votos monásticos.

Basílio e Gregório atribuíram à irmã muito crédito pela influência espiritual que ela tinha sobre eles. Antes de entrar no mosteiro, Basílio frequentou a melhor escola de cultura e filosofia gregas que existia no mundo, em Atenas. Ali conheceu e tornou-se eterno amigo de Gregório Nazianzeno, que era da mesma idade que ele e também vinha de uma família abastada da Capadócia. Com eles, na academia platônica, havia um futuro imperador, Juliano, que virou as costas ao cristianismo e, durante seu breve reinado (361-363) tentou reconduzir o império ao paganismo.

Basílio foi batizado e ordenado no mesmo ano, em 357. Pouco depois, começou a visitar os monges e freiras eremitas nas cavernas e pequenos mosteiros do ermo da Capadócia. Influenciado pela irmã, renunciou à riqueza da família e à herança a que tinha direito como primogênito e fundou o próprio mosteiro. A vida de ascetismo extremo contribuiu tanto para sua fraca saúde quanto para sua reputação pela grandeza espiritual.

Foi nomeado sucessor do bispo Eusébio de Cesaréia, quando este veio a falecer em 370, tornando-se arcebispo de várias sés menores. Uma de suas principais preocupações, como bispo, era frustrar as influências do arianismo e do sabelianismo. Antes mesmo de se tornar arcebispo, escreveu uma obra importante de crítica ao arianismo, em cinco volumes, intitulada “Contra Eunômio”.

Além dos esforços teológicos em favor da ortodoxia nicena, foi um excelente administrador eclesiástico, grande líder monástico e conselheiro espiritual capaz. Viajou grandes distâncias no império do oriente e escreveu numerosas epístolas a bispos, imperadores e presbíteros, tentando persuadi-los, ou até mesmo coagi-los, a rejeitarem a heresia e aceitarem a ortodoxia conforme ele a entendia.

Trabalhou incansavelmente a fim de levar a efeito um novo concílio ecumênico que ratificasse os atos de Nicéia e colocasse ponto final na heresia ariana e nas rixas que ela causara. Com esse propósito, nomeou bispos de sua confiança, e dois dos convocados para esse auxílio foram o seu amigo Gregório Nazianzeno e seu próprio irmão caçula, Gregório de Nissa. Nenhum deles se distinguiu como um grande bispo da mesma forma que Basílio, mas ambos ajudaram a influenciar a cristandade em direção à adoção final e formal da ortodoxia trinitária.

Uma das obras teológicas mais importantes de Basílio é “Do Espírito Santo”, que escreveu por volta de 375. Foi o primeiro tratado inteiro sobre o Espírito Santo. Influenciou grandemente a posterior revisão do Credo de Nicéia para incluir mais a esse respeito.

Considerou esse tema muito importante porque em toda controvérsia a respeito do relacionamento do Filho com o pai, o Espírito foi desconsiderado, ou mesmo esquecido. Além disso, certos bispos, negando a igualdade do Espírito com o Pai e o Filho, adotaram um tipo de subordinacionismo, chamado “pneumatomaquismo”, uma “duidade” em vez de Trindade. Para eles, o Espírito Santo era simplesmente uma força criada, ou poder do Pai, enviado ao mundo por meio do Filho.

Basílio estudou a fundo as Escrituras para estabelecer a terceira pessoa distinta (hypostasis) como “verdadeiramente Deus” e tendo igualdade com o Pai e o Filho.

“Portanto, eu vos digo: todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro” (Mt 12:31-32). (Gerou dúvidas? Então CLICK AQUI)

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.

Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações