HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 44


Os Pais Capadócios

Toda a controvérsia trinitária em torno das heresias (ariana e sabeliana) praticamente só terminou no segundo concílio ecumênico da igreja cristã, o Concílio de Constantinopla em 381, o qual ficou marcado por ter dado os retoques finais do Credo de Nicéia, ter condenado e excluído várias heresias e ter estabelecido a doutrina formal da Trindade elaborada por Atanásio e seus amigos, os pais capadócios.

Nada aconteceria sem a ação dos três pais capadócios: Basílio de Cesaréia, Gregório Nazianzeno e Gregório de Nissa, amigos íntimos de Atanásio sobre os quais falaremos mais tarde; adiantamos, porém, que são conhecidos por pais capadócios por virem da região da Capadócia na Ásia Menor central (Turquia), onde exerciam seus sacerdócios. Negar a doutrina ortodoxa da Trindade, conforme definida no Credo de Nicéia, passou, desde então, a ser considerado por todos os ramos do cristianismo como heresia e/ou apostasia.

Para melhor entendimento de como se deu todo esse processo, deve-se ter em mente que os cristãos comuns importavam-se profundamente com essas questões e desejavam um cristianismo teologicamente correto, tentavam proteger o evangelho e o seu Deus da falsa racionalização.

Os bispos e teólogos da igreja primitiva estavam profundamente preocupados com o consenso e o consentimento do fiel povo de Deus. Boa parte da teologia era fundada em sermões e levava em conta a reação do povo. Ao mesmo tempo, é claro, teólogos treinados na filosofia e na interpretação bíblica realizavam conferência e se correspondiam em um nível de debate mais filosófico. Mas estavam preocupados com as crenças, adoração e vida cristã dos leigos, e estes interessados nos debates dos teólogos.

O emprego de linguagem extrabíblica e um pouco de filosofia do tipo “homoousios" não muda nada esse fato. Para eles, esses termos eram expressões de mistério, e não racionalizações que menosprezariam o mistério da divindade. Eram os hereges que tentavam tornar a fé cristã simples e demais e inteligível para o raciocínio humano, ao rejeitarem o mistério de Deus como uma só substância e três Pessoas distintas. Exatamente como isso acontece não pode ser completamente apreendido pela mente humana, mas as heresias reduziam o mistério a uma coisa corriqueira e compreensível.

Os defensores ortodoxos da doutrina da Trindade sabiam que estavam na presença de um mistério quando examinaram o Deus trino e a igualdade de Jesus Cristo com o Pai. Usaram fórmulas e terminologias complexas e de difícil entendimento apenas para preservar o mistério.

Quando Atanásio morreu em 373, um imperador ariano ocupava o trono e várias formas de arianismo gozavam de influência entre os bispos. Pelo menos doze credos diferentes que expressavam vários tipos de arianismo foram escritos e promulgados desde o Concílio de Nicéia, desde quando Constantino deixou de executá-lo. Mas nenhum dos credos rivais prevaleceu. Todavia, sem os argumentos e explicações dos pais capadócios, é provável que um desses credos fosse aceito pela maioria dos bispos e por um imperador.

O eunonismo (de Eunômio, seu principal proponente), uma forma especialmente violenta e agressiva de arianismo ganhou terreno a partir de meados do século IV. A despeito dos esforços heroicos de Atanásio e de suas profundas explicações teológicas, essa heresia afirmou, com certo sucesso de persuasão, que o trinitarismo pleno negava a unidade e imutabilidade de Deus e que era uma forma disfarçada de paganismo.

Em suma, a obra dos pais capadócios consistiu em esclarecer, definir e defender a doutrina trinitária e em sistematizar a fé da igreja e fazer dela uma exposição com a maior clareza lógica possível de modo que as heresias pudessem ser desmascaradas e a igreja inteira pudesse compreender e aceitar a fé ortodoxa e se unir em torno dela.

“Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós” (1Co 11:16-19).

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.

Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações