Os Pais Capadócios
Toda a controvérsia trinitária em torno das heresias (ariana e
sabeliana) praticamente só terminou no segundo concílio ecumênico da igreja
cristã, o Concílio de Constantinopla em 381, o qual ficou marcado por ter dado
os retoques finais do Credo de Nicéia, ter condenado e excluído várias heresias
e ter estabelecido a doutrina formal da Trindade elaborada por Atanásio e seus
amigos, os pais capadócios.
Nada aconteceria sem a ação dos três pais capadócios: Basílio de
Cesaréia, Gregório Nazianzeno e Gregório de Nissa, amigos íntimos de Atanásio
sobre os quais falaremos mais tarde; adiantamos, porém, que são conhecidos por
pais capadócios por virem da região da Capadócia na Ásia Menor central (Turquia),
onde exerciam seus sacerdócios. Negar a doutrina ortodoxa da Trindade, conforme
definida no Credo de Nicéia, passou, desde então, a ser considerado por todos
os ramos do cristianismo como heresia e/ou apostasia.
Para melhor entendimento de como se deu todo esse processo, deve-se
ter em mente que os cristãos comuns importavam-se profundamente com essas
questões e desejavam um cristianismo teologicamente correto, tentavam proteger
o evangelho e o seu Deus da falsa racionalização.
Os bispos e teólogos da igreja primitiva estavam profundamente
preocupados com o consenso e o consentimento do fiel povo de Deus. Boa parte da
teologia era fundada em sermões e levava em conta a reação do povo. Ao mesmo
tempo, é claro, teólogos treinados na filosofia e na interpretação bíblica
realizavam conferência e se correspondiam em um nível de debate mais
filosófico. Mas estavam preocupados com as crenças, adoração e vida cristã dos
leigos, e estes interessados nos debates dos teólogos.
O emprego de linguagem extrabíblica e um pouco de filosofia do
tipo “homoousios" não muda nada esse fato. Para eles, esses termos eram expressões
de mistério, e não racionalizações que menosprezariam o mistério da divindade.
Eram os hereges que tentavam tornar a fé cristã simples e demais e inteligível
para o raciocínio humano, ao rejeitarem o mistério de Deus como uma só
substância e três Pessoas distintas. Exatamente como isso acontece não pode ser
completamente apreendido pela mente humana, mas as heresias reduziam o mistério
a uma coisa corriqueira e compreensível.
Os defensores ortodoxos da doutrina da Trindade sabiam que estavam
na presença de um mistério quando examinaram o Deus trino e a igualdade de
Jesus Cristo com o Pai. Usaram fórmulas e terminologias complexas e de difícil
entendimento apenas para preservar o mistério.
Quando Atanásio morreu em 373, um imperador ariano ocupava o trono
e várias formas de arianismo gozavam de influência entre os bispos. Pelo menos
doze credos diferentes que expressavam vários tipos de arianismo foram escritos
e promulgados desde o Concílio de Nicéia, desde quando Constantino deixou de
executá-lo. Mas nenhum dos credos rivais prevaleceu. Todavia, sem os argumentos
e explicações dos pais capadócios, é provável que um desses credos fosse aceito
pela maioria dos bispos e por um imperador.
O eunonismo (de Eunômio, seu principal proponente), uma forma
especialmente violenta e agressiva de arianismo ganhou terreno a partir de
meados do século IV. A despeito dos esforços heroicos de Atanásio e de suas
profundas explicações teológicas, essa heresia afirmou, com certo sucesso de
persuasão, que o trinitarismo pleno negava a unidade e imutabilidade de Deus e que
era uma forma disfarçada de paganismo.
Em suma, a obra dos pais capadócios consistiu em esclarecer,
definir e defender a doutrina trinitária e em sistematizar a fé da igreja e
fazer dela uma exposição com a maior clareza lógica possível de modo que as
heresias pudessem ser desmascaradas e a igreja inteira pudesse compreender e
aceitar a fé ortodoxa e se unir em torno dela.
“Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume,
nem as igrejas de Deus. Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo;
porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. Porque antes de tudo
ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o
creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros
se manifestem entre vós” (1Co 11:16-19).
Que o Senhor nos abençoe e nos
guarde.
Monteiro
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