HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 39



Homoousios e Homoiousios

Edward Gibbon argumentou que os termos “homoousios” e “homoiousios” são tão próximos, tanto na aparência como no significado, que Atanásio deveria ter aceitado esta última forma em vez de provocar tanta contenda e dissensão quanto à diferença.



Em resposta a essa opinião, o teólogo evangélico, Millard Erickson, relata a história de uma senhora rica que queria comprar pedras preciosas. Para obter o consentimento do marido, telegrafou-lhe indicando o preço. Sua resposta provocou o rompimento do casamento. Escrevera: “Não! é muito caro”, mas, por omissão do ponto de exclamação pelo operador do telégrafo, ficou: “Não é muito caro”. A esposa gastou dinheiro, causando a ruína financeira da família e o fim do casamento.



Essa parábola ensina que, em muitos casos, a única letra ou sinal de pontuação pode provocar uma grande diferença no significado de uma mensagem. Portanto, a diferença entre “homoousios” e “homoiousios” é a diferença entre a Divindade e a criatura. Homoousios diz que o Filho é Deus, mas segundo homoiousios, o Filho é apenas semelhante a Deus.



Se um ser é Deus, dizer que é semelhante a Deus está totalmente errado. Se um ser é apenas semelhante a Deus, declarar que ele é Deus seria uma heresia ou até mesmo uma blasfêmia. Atanásio percebeu isso e resistiu à sedução de ceder. Por isso, foi acusado de desonestidade financeira e de abuso do poder, assim, teve que fugir para Roma em 339, mas foi inocentado posteriormente e retornou a Alexandria.



Numa provável história lendária, o imperador chegou a Alexandria e decidiu passar defronte à casa de Atanásio sem cumprimentá-lo. Este saiu resolutamente da casa pregando-lhe a teologia certa.



Noutro episódio bem testemunhado, Atanásio foi publicamente atacado por guardas romanos enquanto dirigia o culto na catedral de Alexandria. Mas a congregação aglomerou-se ao redor dele e o protegeu. Conseguiu sair despercebido da cidade e conviveu com os monges no deserto durante cinco ou seis anos, até a situação se acalmar na cidade.



“E Jesus lhes respondeu: meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente” (Jo 5:17-19).



Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.

Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações