Homoousios e Homoiousios
Edward Gibbon argumentou que os termos “homoousios” e “homoiousios”
são tão próximos, tanto na aparência como no significado, que Atanásio deveria
ter aceitado esta última forma em vez de provocar tanta contenda e dissensão
quanto à diferença.
Em resposta a essa opinião, o teólogo evangélico, Millard
Erickson, relata a história de uma senhora rica que queria comprar pedras
preciosas. Para obter o consentimento do marido, telegrafou-lhe indicando o
preço. Sua resposta provocou o rompimento do casamento. Escrevera: “Não! é
muito caro”, mas, por omissão do ponto de exclamação pelo operador do
telégrafo, ficou: “Não é muito caro”. A esposa gastou dinheiro, causando a
ruína financeira da família e o fim do casamento.
Essa parábola ensina que, em muitos casos, a única letra ou sinal
de pontuação pode provocar uma grande diferença no significado de uma mensagem.
Portanto, a diferença entre “homoousios” e “homoiousios” é a diferença entre a
Divindade e a criatura. Homoousios diz que o Filho é Deus, mas segundo
homoiousios, o Filho é apenas semelhante a Deus.
Se um ser é Deus, dizer que é semelhante a Deus está totalmente
errado. Se um ser é apenas semelhante a Deus, declarar que ele é Deus seria uma
heresia ou até mesmo uma blasfêmia. Atanásio percebeu isso e resistiu à sedução
de ceder. Por isso, foi acusado de desonestidade financeira e de abuso do
poder, assim, teve que fugir para Roma em 339, mas foi inocentado posteriormente
e retornou a Alexandria.
Numa provável história lendária, o imperador chegou a Alexandria e
decidiu passar defronte à casa de Atanásio sem cumprimentá-lo. Este saiu
resolutamente da casa pregando-lhe a teologia certa.
Noutro episódio bem testemunhado, Atanásio foi publicamente
atacado por guardas romanos enquanto dirigia o culto na catedral de Alexandria.
Mas a congregação aglomerou-se ao redor dele e o protegeu. Conseguiu sair
despercebido da cidade e conviveu com os monges no deserto durante cinco ou
seis anos, até a situação se acalmar na cidade.
“E Jesus lhes respondeu: meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho
também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só
quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se
igual a Deus. Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: na verdade, na verdade vos
digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o
Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente” (Jo 5:17-19).
Que o Senhor nos abençoe e nos
guarde.
Monteiro
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