HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 32




Alexandre de Alexandria

Ainda não trataremos da resposta às exigências de Ário, mesmo porque ainda não falamos sobre o arianismo. Conheceremos um pouco da pessoa cuja autoridade foi desafiada: o bispo Alexandre.

Alexandre era uma pessoa meiga e tolerante. Ele não tinha prazer nos conflitos, mas finalmente resolveu responder às críticas de Ário e de seus ensinos a respeito de Deus e de Jesus Cristo. Todavia, como suas cartas e sermões não surtiram o efeito desejado, então resolveu convocar um sínodo em Alexandria.

Antes que o sínodo pudesse reunir-se, Ário convocou seus seguidores e juntos começaram a marchar pelas ruas de Alexandria com cartazes, entoando lemas e cânticos. Por fim, houve alguns motins nas ruas da cidade.

Quando o sínodo reuniu-se (em 318), cerca de cem bispos compareceram e ouviram a crítica que Alexandre fez à teologia de Ário.

Alexandre acusou Ário de ensinar que o Logos era caído, da mesma forma que Satanás, que, além disso, repetia a heresia adocionista de Paulo de Samosata de forma um pouco mais sofisticada, pois a diferença era pouca. Alexandre sustentava que nas duas hipóteses, Deus, em si, não havia se unido à humanidade e, portanto, não fomos salvos (divinizados) pela união com Deus. Dessa forma, a nossa salvação estava em jogo.

O bispo Alexandre agiu corretamente, tentando resolver problemas internos entre os próprios irmãos. Mas Ário agiu de forma desrespeitosa, levando um problema de interpretação bíblica para as ruas. O povo de Coríntios não agiu muito diferente, quando houve a necessidade de repreensão por parte do apóstolo Paulo:

Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? 1Co 6:2 Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? 1Co 6:3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? 1Co 6:4 Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja? 1Co 6:5 Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos? (1Co 6:1-10).

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações