HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 30



A Igreja e o Imperador Constantino

A história da Teologia cristã sofreu muitas reviravoltas surpreendentes durante o século IV. Talvez o evento mais surpreendente e influente tenha sido a “conversão” do Império Romano ao Cristianismo. A história da teologia no século IV é inseparável da história do Império Romano. Bem ou mal, permaneceram inexplicavelmente ligadas por pelo menos mil anos.

Por volta de 301, a perseguição dos cristãos que começara com o imperador Décio, em meados do século III, e que continuou com Diocleciano, começou a diminuir. O cristianismo sobreviveu às perseguições e execuções em massa e conseguiu edificar templos, desenvolver uma eclesiologia hierárquica e consolidar suas crenças. Estima-se que girava em torno de 5% o número de cidadãos e súditos do Império Romano naqueles tempos. Mesmo assim, um imperador após o outro tentou erradicar a religião cristã, principalmente da casa imperial, dos tribunais, do exército e das burocracias.

Em outubro de 312, Constantino, atacou Roma para depor Maxêncio, um homem que alegava ser o imperador. Constantino foi o general comandante das legiões romanas na Bretânea e na Europa ao norte dos Alpes durante vários anos e acreditava ter mais direito de ser imperador do que qualquer um dos seus rivais. Segundo seu biógrafo, Eusébio, Constantino fez um apelo a qualquer deus que pudesse ajudá-lo a derrotar seu rival e teve a visão de um símbolo cristão com as palavras “sob este símbolo vencerás”. Entrou na batalha no dia seguinte com o símbolo de Cristo exibido em suas bandeiras e escudos de guerra e seu inimigo Maxêncio foi afogado no rio Pó. Eusébio comparou Maxêncio com Faraó e Constantino com Moisés e declarou que a vitória foi uma intervenção divina.

Depois de se tornar imperador, Constantino promulgou o “Édito de Milão”, declarando tolerância ao cristianismo. A partir de então (313), promulgou vários éditos restituindo os bens dos cristãos, mas nunca chegou a fazer do cristianismo a religião oficial. Foi sumo sacerdote da religião pagã oficial do império até ser batizado, pouco antes de sua morte, em 337.

Seu relacionamento com os líderes cristãos foi tempestuoso. Chegou a declarar-se “bispo de todos os bispos” e o “décimo terceiro apóstolo”, embora fosse pagão e recusasse o batismo. Parece que a unificação da igreja era uma de suas obsessões, e o domínio da liderança eclesiástica seria o meio de atingir esse objetivo. As igrejas cristãs estavam seriamente divididas na ocasião de sua ascensão, apoiando tanto as heresias como a ortodoxia, queria usar o cristianismo para reunificar o Império Romano, para tanto, precisava extirpar os cismas. Morreu sem resolver totalmente esse assunto.

O cisma que causou maior divisão que até então a igreja havia conhecido, a “controvérsia ariana”, ocorreu nessa época. Começou em Alexandria e se propagou por todo o império, causando maior impacto na metade de língua grega. Constantino e seus herdeiros envolveram-se nessa controvérsia e tomaram partidos em ocasiões diferentes.

A perseguição oficial dissipou-se e, ser cristão, pelo menos de nome, passou a ser popular e prudente. Então, hordas de pagãos não convertidos entraram como uma inundação para as igrejas cristãs simplesmente para ganhar posição aos olhos da corte imperial e da burocracia dirigida por Constantino.

Um dos principais empreendimentos de Constantino foi edificar a mais bela cidade e colocar seu enorme palácio e catedral no centro dela. Saiu de Roma e edificou a “Nova Roma” no Oriente, escolheu Bizâncio, hoje Istambul, na Turquia, e deu-lhe um novo nome em sua própria homenagem: Constantinopla.

Constantino convocou e presidiu o primeiro concílio ecumênico da igreja, a fim de dirimir conflitos doutrinários e eclesiásticos: o Concílio de Nicéia em 325 (Credo Niceno ou Nicenoconstantinopolitano). A doutrina formal e oficial ortodoxa da Trindade foi elaborada em meio a fortes críticas, e expressa nesse credo, mas sua versão definitiva foi escrita mais tarde, no Concílio de Constantinopla em 381. Acabou se tornando a declaração universal da fé da cristandade e assim permanece para a maior parte dos ramos do cristianismo.

É notório que o desejo humano em tirar vantagens pessoais em nome de Cristo não é novidade, assim como sofrer perseguições por amor a Cristo não o é. Parece que o Cristianismo só é purificado quando há sofrimento. Com Israel, no Antigo Testamento, acontecia algo que podemos fazer algumas comparações: o povo se voltava para Deus, era abençoado e próspero, depois voltava às práticas idólatras, era repreendido e massacrado, chegando ao fundo do poço, então voltava a clamar por Iavé, e o ciclo se repetia sucessivamente.

No Novo testamento a igreja nasceu e cresceu em meio às ameaças e perseguições. A grande vantagem dos cristãos em relação ao povo da antiga aliança é que, nesta era, Deus tem colocado Seu Espírito sobre toda a carne, e é este mesmo Espírito quem comanda a igreja de Cristo. As fases que o povo de Israel vivia, vivemo-las, por vezes, todas num só dia, e quando a igreja se encontra fraca, promíscua, desviada, e sem vida, Aquele que a dirige faz com que aconteçam reformas e novos avivamentos. E podemos ter certeza que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Cristo, e esta jamais terá a totalidade de seus membros desviados, pois sempre haverá um remanescente fiel. “O remanescente é que será salvo (Rm 9:27c)”.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações