HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 21



A Vida e a Carreira de Tertuliano

Tertuliano nasceu por volta de 150, em Cartago, e provavelmente passou toda a sua vida ali, embora tenha visitado Roma com frequência. Alguns estudiosos acreditam que morasse em Roma durante algum tempo. Por profissão era advogado. Quando se converteu ao cristianismo, por volta de 190, dedicou seus conhecimentos e habilidades jurídicas ao esclarecimento e defesa da fé cristã ortodoxa. Nunca foi ordenado ao sacerdócio, nem chegou a ser canonizado pela igreja católica e ortodoxa, a qual abandonou por volta de 207, poucos anos antes da sua morte ocorrida por volta de 212.

A tradição diz que se afilou à igreja montanista da “Nova Profecia” em Cartago devido à insatisfação com o declínio da forte igreja e a decadência moral e teológica.

Embora não rejeitasse a ideia, extremamente crucial para o empreendimento de Clemente, de que toda a verdade era a verdade de Deus, encontrou poucas verdades úteis ao cristianismo, exceto a revelação bíblica que Deus deu a Israel e aos apóstolos que considerava inspirada e incomparável.

Embora os termos “liberal” e “conservador” descrevam os tipos modernos e não antigos de teologia, talvez não seja completamente inadequado dizer que Tertuliano é o protótipo do pensador cristão conservador, ou até mesmo fundamentalista, enquanto que Clemente é o protótipo liberal. Ambos concordariam que toda a verdade é a verdade de Deus, onde quer que se encontre, mas Tertuliano era pessimista a respeito da capacidade da mente humana de evitar a idolatria e o sincretismo perigoso, e advertia os cristãos a se guardarem do estudo demasiado da filosofia para não serem seduzidos pela heresia.

O legado escrito de Tertuliano que ainda existe inclui cerca de trinta obras. Na maioria, são tratados anti-heréticos que visam desmascarar os erros de vários mestres cristãos de Roma. “Contra Marcião”, escrita em cinco tomos, é sua obra maior que, em muitos aspectos, é a mais importante.

Outro objeto da ira anti-herética de Tertuliano foi o mestre cristão romano Práxeas. A crítica maciça “Contra Práxeas” foi escrita depois de Tertuliano ter passado para o montanismo, mas sua influência em todas as igrejas cristãs ocidentais foi “imediata e permanente”.

Em certo sentido, Tertuliano foi o pai das doutrinas ortodoxa da Trindade e pessoa de Jesus Cristo, embora tenha morrido fora da Grande Igreja católica e ortodoxa.

Além de Contra Marcião e Contra Práxeas, Tertuliano também escreveu uma apologia por volta de 200 e um tratado sistemático sobre a fé cristã, chamado “Prescrição Contra os Hereges”, de datação incerta.

Tertuliano, às vezes, é considerado apologista por causa de sua “Apologia” que é dirigida aos governantes do Império Romano. Contém argumentos de linguagem extremamente jurídica contra os perseguidores dos cristãos e em favor da inocência do cristianismo. Além de denunciar a injustiça do tratamento dos oficiais romanos aos cristãos, a apologia também explica a vida, adoração e crença cristãs de uma forma que, por vezes, vai muito além dos escritos anteriores.

O Logos, conforme Tertuliano explicou cuidadosamente, é tanto Deus como o rebento de Deus mediante o qual Ele se relaciona com a criação. Esse Logos, obviamente, é Cristo. Usou a analogia do sol para explicar essa relação. O raio de Deus profetizado nos tempo antigos desceu em determinada virgem e fez-se carne em seu útero, e é por nascimento Deus e homem unidos em um.

Tertuliano usou uma hipérbole para reforçar sua tese de que o conhecimento mais importante é o que é consistente e que está em conformidade com a mensagem apostólica. Mais controversa é sua observação a respeito da crença cristã na encarnação e morte do Filho de Deus. Contradizendo as tentativas de outros teólogos de explicá-la de modo especulativo e filosófico, Tertuliano irrompeu com “Ela deve ser crida exatamente porque é absurda!” e “O fato está correto porque é impossível”.

A despeito dessas explosões de fideísmo, Tertuliano não era totalmente anti-intelectual e, sem dúvida, não acreditava nas coisas pela fé cega, sem nenhuma consideração ou exame. Mas crê que existem coisas que são simplesmente maravilhosas demais para ser compreendidas, como a crucificação ou o poder do batismo. Mas não se trata de uma declaração genérica de que a fé precisa se basear na impossibilidade racional. Na verdade, ele crê que a especulação desenfreada pode conduzir para fora do caminho e que realmente importa para o cristão é a verdadeira revelação de Deus.

A salvação apresentada por Tertuliano girava em torno da ideia do batismo, que ele considerou um sacramento legítimo, embora não tenha definido com detalhes a sua função. A visão que Tertuliano tinha da salvação retomou o fio da meada que os pais apostólicos tinham deixado e estendeu a influência do seu rigorismo moral para a África do Norte e para o cristianismo latino centralizado em Roma.

O grande mérito de Tertuliano foi sua influência sobre Cipriano, o bispo norte-africano mais influente do século III. Esse mérito deve ser perseguido por todos os cristãos, os quais devem influenciar não só a hierarquia eclesiástica, mas as demais autoridades. Aliás, o cristão deve influenciar o mundo. “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5:14-16).

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações