HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 18


A Teoria de Ireneu Sobre a Redenção



A contribuição de Ireneu foi rotulada de “teoria da recapitulação”, proveniente de um termo latino que significa “cabeça”. Ireneu não pensava na cabeça no sentido literal, mas como a fonte ou origem de alguma coisa, como a cabeça de um rio ou córrego. Em “Contra Heresias” e em “Demonstração da Pregação Apostólica” Ireneu expôs o que acreditava ser o ensino apostólico a respeito da obra de Cristo na redenção: prover uma nova cabeça para a humanidade, a recapitulação.



Os gnósticos pensavam na obra de Cristo sob um prisma puramente espiritual e negavam a encarnação. Para eles, Cristo, o redentor celestial, nunca teve uma existência humana. A cristologia gnóstica não requeria a encarnação. A missão de Cristo era simplesmente revelar uma mensagem aos espíritos. A dimensão material e a física não se relacionavam. Quando Jesus foi crucificado, Cristo não estava nele, nem com Ele. Segundo os gnósticos, a vida e a morte do homem Jesus não desempenhou nenhum papel na redenção.



Ireneu procurou demonstrar que o evangelho da salvação ensinado pelos apóstolos e retransmitido centralizava-se na encarnação, a existência humana do Verbo, o Filho de Deus, em carne e osso. Enfatizava todos os aspectos da vida de Jesus como necessário para a salvação. A obra de Cristo em nosso favor foi muito além de seus ensinamentos, estendeu-se à própria encarnação. Esta é redentora, e não meramente um passo necessário em direção aos ensinos de Cristo, ou ao evento da cruz. Pelo contrário, a humanização do Filho de Deus, o Verbo (Logos) eterno experimentando a existência humana é o que redime e restaura a humanidade caída se ela se permitir.



Se Jesus Cristo não fosse verdadeiramente humano e divino, a salvação seria incompleta e impossível. Portanto, a encarnação é transformadora, ela iniciou o processo de inverter a corrupção do pecado que causa a alienação de Deus e a morte. A recapitulação era a expressão teológica que define o modo como a encarnação física do Verbo em Jesus Cristo opera para transformar a humanidade, a qual “nasce de novo” na encarnação. Ela recebe uma nova cabeça, uma nova fonte, origem ou base de existência, que não é caída, mais pura e saudável, vitoriosa e imortal. Está “plenamente viva”, tanto física quanto espiritualmente.



Ireneu acreditava na solidariedade da humanidade tanto no pecado como na redenção. Essa suposição é desconhecida de muitos cristãos modernos, que tendem a pensar e a viver de modo muito mais individualista, senão atomista. Ireneu e seus colegas da igreja primitiva não eram cristãos do tipo “Jesus e eu”. Ele cria e ensinava que o que Adão fez, e o que Jesus fez, afetou automaticamente os outros seres humanos, porque Adão e Cristo não são simplesmente indivíduos, mas nascentes da humanidade.



Essa ideia se baseia em Rm 5. Se não compreendemos essa passagem bíblica tão importante, fica impossível entender o que Ireneu ensinou. Cristo no sentido literal é o segundo Adão da raça humana e nEle Deus recapitulou em si a formação antiga do homem, para que pudesse eliminar o pecado, destituir o poder da morte e vivificar o homem. Toda a humanidade descende do primeiro Adão. Portanto, para inverter a queda e renovar a raça que caiu por causa de Adão, o Verbo teve que viver nela para transformá-la.



Para o homem ser salvo, é preciso que o primeiro homem, Adão, seja trazido de volta à vida, e não simplesmente que o novo e perfeito homem, sem nenhuma relação com Adão, apareça na Terra. Deus, que tem vida, precisa permitir que sua vida entre em “Adão”, o homem que realmente sente fome e sede, come e bebe, fica cansado e precisa de repouso, que conhece a ansiedade, a tristeza a e alegria, e que sente dor quando é confrontado com a morte. Sem a encarnação, Cristo não poderia ter invertido a queda de Adão, e a redenção não seria levada a efeito.



Quando Satanás abordou Eva e Adão, eles foram conquistados e caíram. Assim, o ponto crucial da redenção aconteceu no momento da tentação de Satanás no deserto, quando Satanás aproximou-se de Adão, de novo, em Cristo, ele foi vencido e abatido, e a humanidade mediante a aliança com Cristo conquistou uma grande vitória e recuperou a vida.



Se a tentação foi o ponto crucial, a cruz e a ressurreição foram o ponto culminante da obra de Cristo na recapitulação. Ao morrer em obediência ao Pai, o Filho fez o sacrifício supremo e conquistou a morte. O que participa da nova humanidade de Cristo escolhendo Ele, e não ao primeiro Adão, como sua cabeça, pelo arrependimento, pela fé e pelos sacramentos, recebe a transformação que se tornou possível pela encarnação. Ele entra para uma nova humanidade (de uma nova raça) com esperança de compartilhar a própria natureza divina e imortal de Deus.



A redenção foi uma restauração da criação, e não uma evasão desta. Foi o processo de inversão da corrupção que invadiu a criação por meio da queda de Adão e o fim desse processo é a entrada do homem em uma vida não mais sujeita às limitações da existência gerada; uma vida na qual, de fato, as responsabilidades da condição de criatura são sobrepujadas pela graça de Deus. Essa vida é caracterizada pela incorruptibilidade originada e causada pela visão de Deus e pelo reflexo de Sua glória no próprio homem. Ireneu claramente concebia a salvação como a transformação dos seres humanos em participantes da natureza divina (2Pe 1:4). Essa ideia da redenção é conhecida como “divinização” ou “deificação”.



O propósito de Deus na redenção é inverter o pecado, a corrupção e a morte, introduzidos na humanidade por Adão, levando a humanidade à vida e à imortalidade. A encarnação oferece essa possibilidade ao fundir a humanidade com a divindade. Os seres humanos podem ser divinizados pela solidariedade com Cristo, sem deixarem de ser humanos e sem se tornarem o próprio Deus. Depois da reforma, a maioria dos protestantes rejeita essa ideia ou a negligencia em favor do conceito mais forense e individualista da reconciliação pessoal com Deus.



Lógico que a salvação é individual. No entanto, todo o processo foi realizado pensando na transformação da humanidade, e essa transformação defendida por Ireneu está à disposição de tantos quantos a desejarem. Afinal, o sacrifício de Cristo foi a favor de todos os pecadores. “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1Tm 1:15).



Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.

Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações