HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 17



O Ataque de Ireneu ao Gnosticismo

O ataque de Irineu ao gnosticismo não teve nada da abordagem fria e racional que as pessoas da atualidade esperariam de um bispo ou teólogo. Ele considerava o gnosticismo estulto e sinistro e queria desmascará-lo de uma vez por todas como uma corrupção completa do evangelho disfarçado em “sabedoria superior para pessoas espirituais”.

Ireneu passou anos estudando pelo menos vinte mestres gnósticos distintos e suas respectivas escolas. Descobriu que o mais influente era o “gnosticismo valentiniano”, que mediante os ensinos de um líder gnóstico chamado Ptolomeu, tornou-se popular entre os cristãos romanos. Por isso, concentrou sua atenção em expor esse grupo como ridículo e falso. Dessa forma, todos os outros seriam esmagados.

A abordagem de Ireneu na crítica ao gnosticismo em “Contra Heresias” foi tripla. Inicialmente, procurou reduzir a cosmovisão gnóstica ao absurdo, ao demonstrar que boa parte dela era uma mitologia, sem qualquer fundamento a não ser na imaginação. Essa primeira estratégia pretendia desmascarar as contradições internas do gnosticismo e sua incoerência básica, pois as verdades que pregava eram conflitantes entre si.

Depois tentou demonstrar que era falsa a reivindicação dos gnósticos de ter uma autoridade que remontava a Jesus e aos apóstolos.

E por último, entrou em debate com a interpretação gnóstica das Escrituras e demonstrou que era irracional e até mesmo impossível.

Há várias suposições que explicam a polêmica tentativa de Ireneu desmascarar o gnosticismo. Obviamente, ele acreditava que exercia um papel e uma posição especiais, por ter sido instruído no cristianismo por Policarpo que, por sua vez, teve João como mestre.

Muitos gnósticos alegavam que João fazia parte de um grupo seleto de discípulos de Jesus que receberam do Salvador “ensinos secretos” não revelados à maioria dos cristãos por não estarem espiritualmente aptos a entendê-los.

Embora pudessem enxergar indícios da própria cosmovisão e evangelho nos escritos apostólicos, tinham de confiar em uma tradição oral secreta como a fonte principal de sua autoridade. Ireneu deduziu que, se tivessem existido tais ensinos, Policarpo teria tomado conhecimento deles e lhe retransmitido. Por nenhum bispo cristão reconhecer nem aceitar esses ensinos, as reivindicações gnósticas foram derrotadas.

Outra suposição básica que subjazia à crítica ao gnosticismo era a de que os gnósticos seriam os responsáveis por romper a unidade da igreja. Eram eles os cismáticos. Ireneu atribuía grande valor à unidade visível da igreja, que consistia na comunhão dos bispos nomeados pelos apóstolos. Os gnósticos estavam fora dela e agiam como parasitas. Para Ireneu e muitos dos seus leitores, esse era um argumento forte contra eles.

Uma dificuldade que frequentemente se acha na leitura de “Contra heresias” é o enorme volume da descrição das crenças gnósticas feita por Ireneu. É fácil se atrapalhar com ela e desistir da leitura. Por exemplo, Ireneu explicou o ensino de Valentino a respeito da origem do mundo, substituindo os nomes de criação valentiniana por nomes conhecidos, criticando assim, a criatividade mitológica desse herético, que se atrevia a pronunciar palavras nunca antes conhecidas.

Se o leitor moderno de Ireneu perseverar pelas muitas páginas de explicação dos sistemas e terminologias gnósticas, sua recompensa será o prazer ocasional da ironia e do sarcasmo que revelam um pouco da personalidade de Ireneu e de seu repúdio à cosmovisão evidentemente absurda do gnosticismo.

Sabedoria e conhecimento são necessários para se viver bem. Entretanto, não é o conhecimento de todas as coisas que pode nos salvar, nem é o conhecimento de supostas verdade que salva. Só existe uma Pessoa que pode nos salvar: Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele é a própria Sabedoria em Pessoa. Todas as outras verdades são relativas, mas Cristo é a Verdade absoluta. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14:6).

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações