HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 15

O Legado Ambíguo dos Apologistas

Não fossem os apologistas e a sua obra, o cristianismo poderia facilmente ter sido reduzido a uma religião esotérica de mistérios, ou talvez, uma mera religião folclórica sem qualquer influência na esfera pública mais ampla da cultura. Os apologistas levaram a mensagem cristã a público e defenderam-na, com vigor e rigor, dos mal-entendidos e das falsas acusações. Além disso, esforçaram-se para correlacionar e comunicar essas ideias ao mundo mais amplo da cultura pagã - de modo muito semelhante ao esforço de Paulo em Atenas.

Com os apologistas, a teologia cristã oficial se tornaria pública e não apenas um sistema particular de crença para poucos iniciados. Começaram a criar base para a doutrina plenamente desenvolvida da Trindade, que ainda seria construída.

Infelizmente, a maioria dos apologistas tinha pouco a dizer a respeito de Jesus histórico, que todos acreditavam ser a encarnação no tempo e na existência material do eterno Filho de Deus. A preocupação principal, no entanto, era explicar o significado da crença cristã em Jesus Cristo como Deus encarnado. Para explicar isso aos gregos e aos romanos não cristãos, os apologistas apelaram para o conceito bem conhecido do Logos cósmico – um mediador espiritual entre o mundo divino e o mundo material. Explicaram o monoteísmo cristão como a crença no único Deus, o Pai de todos, sua emanação, o Logos (Filho de Deus), que é eterno nele e que dele sai para o mundo, e o Espírito Santo, que é a Sabedoria e Poder do Pai.

Muitos críticos acusam os apologistas de criarem, inconscientemente, uma mistura do pensamente hebraico e cristão a respeito de Deus com as ideias gregas, especialmente platônicas, de deidade. O historiador Adolf harnack chamou de “helenização do cristianismo”. Robert Grant diz que “a despeito da teologia semifilosófica inadequada, os apologistas realmente mantiveram boa parte da doutrina bíblica”.

A tendência de enfatizar demasiadamente a infinidade e perfeição de Deus – definidas em termos filosóficos gregos – contribuiu para a dificuldade de os cristãos, posteriormente, entenderem e explicarem a encarnação – Deus na carne humana, experimentando os sofrimentos, as limitações e até a morte. Apesar disso, revelaram muitas joias da verdade e do profundo entendimento do viver cristão.

Não é por falta de entendimento sobre todas as verdades de Deus, por continuarem sendo mistérios, que somos impedidos de falar. Quando André teve um encontro com o Messias, logo chamou a seu irmão Simão Pedro e este a Filipe, e Filipe a Natanael. Eles não tinham nenhum conhecimento concreto sobre Jesus e, mesmo assim, não silenciaram, nem se omitiram. Uma das evidências de que você é uma pessoa salva é a transformação que o Espírito Santo fez em sua vida. Então vá, e conte isso ao mundo. Jesus só pede que você O anuncie. “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós” (Jo 20:21).

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

2 comentários:

  1. LINDA MENSAGEM! QUE O SENHOR TE ABENÇOE GRANDEMENTE!

    ResponderExcluir
  2. Comentário referente ao pensamento do dia 09:
    Verdade. Vale acrescentar neste pensamento que:
    Todos são livres para fazer o que quiserem, mas uma vez feito, tornam-se prisioneiros da consequência.

    O salário do pecado é a morte, hoje em dia, o sexo é uma porta de entrada para muitas enfermidades, desde AIDS, até um câncer ou uma complicação de varizes e trombose. Tudo isso é causado por vírus ou bactérias transmitidas através do sexo, por isso, deve-se ter apenas um parceiro. O sexo deve ser responsável.

    Jefferson Cesar

    ResponderExcluir

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações