HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 11

Os Principais Apologistas

Orígenes e Tertuliano trabalharam no século III e de muitas maneiras destacaram-se dos demais apologistas por apresentarem abordagens e contribuições teológicas mais bem desenvolvidas, sofisticadas, especulativas, originais e bem anti-heréticas.

Os apologistas eram escritores cristãos do século II que procuravam influenciar imperadores mais preocupados com a condição humana. Por isso Tertuliano e Orígenes são considerados “mestres da igreja” e haja vista suas produções literárias maciças. Entretanto, também escreveram apologias.

A maioria dos apologistas escreveu cartas abertas aos imperadores, explicando a verdade a respeito da crença e comportamento cristãos, frequentemente de maneira filosófica. Em lugar do espiritualismo esotérico e, embora atacassem os filósofos, empregavam a mesma linguagem deles sempre que podiam.

Os principais apologistas, bem ou mal, deram ao cristianismo uma teologia associada à filosofia. Os mais destacados apologistas do século II foram: Epístola a Diogneto, Aristides, Justino Mártir, Melitão de Sardes, Atenágoras de Atenas, Taciano e Teófilo de Antioquia. Todos, individualmente e juntos, moldaram a história do cristianismo, sobretudo, ao impedirem que a forte crítica não relegasse o cristianismo a uma existência marginal, a ser apenas mais uma religião de mistérios.

Hoje, cada um de nós é um apologista em potencial, não no sentido de defender Deus, porque Ele não precisa que O defendamos, mas no sentido de ensinarmos o verdadeiro cristianismo, o cristianismo de perdão, de amor e de salvação. Devemos ensinar, sem insistir demasiadamente, que o verdadeiro cristianismo não é um evangelho triunfalista, aquele que oferece riquezas materiais, bênçãos sem medida. Isto causaria interesses só nas bênçãos e não no abençoador. Embora saibamos que o Senhor conhece todas as nossas necessidades e não permite que os justos mendiguem o pão, pois, com certeza, Ele satisfaz todas as nossas necessidades básicas.

A salvação é a nossa primordial necessidade. A mensagem principal do evangelho é de libertação. Deus nos oferece a libertação de nossos pecados, as demais coisas são consequência de uma vida de total obediência à Sua Palavra: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações