O DEUS DA NOSSA SALVAÇÃO – Salmos 79:9


“Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome”.

Há um só Deus, um só Criador de todas as coisas. Ele é o Deus da nossa salvação, o Deus Trino, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Talvez a doutrina da Trindade não seja bem entendida por muitos de nós. Por isso, sugiro que creiamos nas palavras do Filho, quando diz: “Eu e o Pai somos um”. Cristo poderia também ter dito: “Eu e o Espírito Santo somos um”. Ele não chegou a afirmar com essas palavras, mas tal evidência pode ser constatada nas expressões “Espírito de Deus”, “Espírito de vosso Pai”, “Espírito do Senhor”, “Espírito de Cristo”, etc. E, para entendermos melhor, há na Bíblia o registro de uma ordem dada pelo próprio Senhor Jesus: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28:19).

O Deus da nossa salvação não criou o homem e o deixou no mundo para viver de qualquer maneira. Para tudo que Ele criou, estabeleceu leis, e com o homem não foi diferente, pois Ele também deixou leis para que os homens seguissem de todo o coração. Na verdade, Deus estabeleceu mais que leis aos homens, Ele concedeu ensinamentos para o bem viver. Façamos um paralelo para melhor entendimento: um pai de verdade, que ama seus filhos, não deixa de orientar suas crianças, bem como, o engenheiro que inventa uma máquina deve estabelecer regras de condutas para o bom uso e manutenção de sua engenhoca. Muitos veículos, por exemplo, têm vida útil reduzida, porque seus proprietários não levam a sério os manuais do usuário.

Isso também aconteceu com os homens, criaturas de Deus. Depois de muito tempo, os homens perverteram as leis de Deus, e assim, quase todos os Seus ensinamentos também foram adulterados. Por isso que Jesus Cristo veio ao mundo, para nos fazer refletir corretamente em tudo aquilo que Deus havia estabelecido por Sua infinita sabedoria, poder, amor e bondade. Na verdade esta é apenas uma das razões por que o Messias veio ao mundo.

É evidente que o Deus da nossa salvação enviou Seu Filho ao mundo com o principal propósito de nos salvar, de resgatar todos os pecadores perdidos, dentre os quais eu e você somos os primeiros. E não é tão difícil de reconhecermos tal condição. “Ajuda-nos, livra-nos e perdoa os nossos pecados”, diz o salmista.

Sabemos que existem pessoas que se consideram independentes de Deus, mas elas não passam de pobres coitadas iludidas. Essas pessoas perecem e pensam que são felizes nessa condição. Muitas delas quando estão em público fazendo seus “shows” demonstram uma alegria sem fim, mas não são assim em suas intimidades, “quando tiram as máscaras”. Não estou dizendo que elas não têm momentos de êxtases e até de felicidade, pela simples razão de conseguirem algum sucesso, claro que isso é possível. O que afirmo é que tudo isso não passa de mera ilusão. O homem sem Deus perece mesmo que ele não tenha essa consciência. Para começo de conversa, ele é um morto espiritual, que não reconhece sua insignificância.

Se parássemos para refletir e observar a nossa representação dentro de um Universo infinito, como é essa magnífica criação de Deus, então nós entenderíamos nossa pequenez, e ainda perceberíamos que nada podemos fazer sem a ajuda do Pai celestial. Lamentavelmente não são muitos os que param para analisar e entender que nada podemos fazer sem a ajuda daquele que detém todo o poder, do Único que pode nos livrar de todos os perigos.

E você, já parou para observar como está o nosso mundo? O que as pessoas que recusam os ensinamentos de Deus estão fazendo com este planeta? Você tem consciência de quantos perigos enfrentamos diariamente no trânsito, nas ruas, nas escolas, no trabalho e até mesmo dentro do próprio lar? O mundo todo está uma tragédia sem fim. São poucos os lugares onde ainda conseguimos viver com relativas paz e segurança, e mesmo assim não estamos imunes aos psicopatas de todos os tipos. Até as moças de hoje em dia não podem confiar mais nem em seus próprios namorados. Até o romance está sendo prejudicado, temos que confiar, desconfiando. Não precisamos nos alongar muito na explicação desses infortúnios, porque os jornais estão por toda parte, informando-nos todas as barbaridades que estão acontecendo com os nossos semelhantes.

“Livra-nos e perdoa os nossos pecados”, esta expressão teria que ser um pedido geral, e não somente de uns poucos que são tocados e entendem a mensagem do salmista. Só Jesus Cristo pode nos aliviar das pressões sofridas neste mundo e nos livrar do tormento da condenação eterna, Somente Cristo pode perdoar todos os nossos pecados. Não há outro.

Muitas pessoas inventam meios de se salvar. Quanta ilusão! Se elas não buscarem a Pessoa correta, infelizmente, terão um triste fim (se é que podemos chamar de fim ao estágio final de suas vidas na Terra). Jesus Cristo, o Filho de Deus, que também é Deus, desceu até nós para morrer em nosso lugar, para nos salvar. O castigo que nos pertencia recaiu voluntariamente sobre Ele. Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Portanto, se com a boca confessarmos a Ele os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (1Jo 1:9).

Façamos como o salmista, digamos ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, “ajuda-nos, livra-nos e perdoa todos os nossos pecados, por amor e pela glória do Teu nome”.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

Um comentário:

  1. Parabens amado irmão em Cristo,
    Fiquei maravilhada com a mensagem e posso até lhe afirmar que a mensagem toda poderia ser resumida em apenas uma parte: "o Deus da nossa salvação enviou Seu Filho ao mundo com o principal propósito de nos salvar, de resgatar todos os pecadores perdidos, dentre os quais eu e você somos os primeiros". Mas infelizmente paira sobre a humanidade uma espécie de cegueira espiritual, então se faz necessário que Deus use servos como voce para propagar esta tão grande mensagem de salvação.
    Que o grande e soberano Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações