Reflexões Diárias - Março




01 – Para cada SIM que dizemos para algo ou a alguém, estamos também dizendo NÃO para outras coisas ou outras pessoas. Por isso, antes de comprometermos nossa palavra, devemos pensar no que ensinou Jesus: “... Seja o vosso falar sim, sim; não, não. O que passar disso é de procedência maligna”. Arrepender-se do pecado cometido é uma virtude que garante a salvação, desde que Cristo seja confessado. No entanto, a palavra do cristão não pode gerar dúvida ao interlocutor. Aquele que fala com um cristão, ou que o ouve, não pode duvidar das palavras que saem de sua boca, pois ele representa Cristo aqui na Terra. Já pensou se o Mestre chegasse diante de você e dissesse: “na verdade, na verdade te digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”? Já pensou se você não confiasse em Suas palavras? Você estaria perdido. Portanto, assim como o Senhor falava e todos acreditavam, todos confiavam no que Ele dizia, assim deve o cristão comunicar. “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.



02 – Além de não crer em Deus, muitos julgam que a vida tem fim com a morte. Quem pensa assim, consciente ou não, pertence ao grupo dos materialistas. Se assim fosse, haveria certas vantagens aos maus, mesmo que infelizes. Suponhamos que com a morte do corpo, de fato tudo seja decomposto, que haja um fim sem retorno, sem ressurreição. Então nesse caso, se quiséssemos justiça, como não há, teríamos que fazer com as próprias mãos. Por que aguardar pela justiça divina se não houvesse um Deus justo? Do jeito que o mundo está, todo corrompido, se não houvesse justiça divina, a vida seria maravilhosa para os maus, para aqueles que não respeitam os direitos dos outros, estariam libertos de seus corpos e até mesmo da culpa pelas maldades praticadas, sem que houvesse um Remidor. O mundo já é terrível como está, havendo pessoas que creem em Deus, imagine se todos pensassem como os materialistas. Seria catastrófico. Conhecedores dessa situação, maior responsabilidade têm aqueles que creem em Deus. “É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos”.



03 – Ao reconhecermos os impulsos românticos, não importando o quão praticável, ou mesmo não sendo, fortalecemos a conexão íntima com o nosso autêntico ser. Ao reconhecermos os impulsos carnais, fortalecemos o nosso lado pecador, e, em contrapartida, esse reconhecimento nos faz pensar, e essa reflexão nos fornece tempo para decidir entre fazer a vontade da carne, causando alegria a Satanás, ou fazer a vontade de Deus, alegrando-O. É evidente que precisamos viver, mas devemos viver com sabedoria. Viver sem pensar, agindo por instinto, não é para o ser humano. Por acaso seria esse o motivo pelo qual o Criador nos fez almas viventes e nos deu uma mente brilhante? Isso, por si só, já seria motivo mais que suficiente para vivermos ligados a Deus. Portanto, precisamos estar conectados ao Deus provedor que alimenta nossas almas, Àquele que, graciosa e misericordiosamente nos mantém vivos. Devemos estar conectados ao nosso alimento diário: “Eu Sou o pão vivo que desceu do céu”; Àquele que, se alguém bebe, jamais terá sede: “Eu Sou a água viva”. Àquele que nos ressuscitará e nos levará para morar com Ele: “Eu Sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”.



04 – As pessoas que relutam contra os desígnios de Deus são as mesmas que se recusam mudar e, portanto, jamais serão transformadas. É impossível uma vida autêntica, uma vida de amor, de perdão, e de paz, quando não confiamos em Deus. Essas pessoas estarão sempre em conflito consigo mesmas, pois não sabem quem são, e desconhecem seus objetivos; se não compreendem a si mesmas, como amarão a si e às outras pessoas? Iludem-se com as coisas da carne, com o amor erótico, por exemplo. Pessoas assim são rancorosas, embora nem sempre demonstrem; vivem sem paz. As feridas em suas almas são sempre reabertas, pois nunca cicatrizam completamente. O rancor e a falta de amor e de perdão corroem suas almas. As visitas aos psicólogos apenas trazem conforto momentâneo, mas as feridas permanecem profundamente enraizadas. Só há uma Pessoa capaz curá-las: Jesus. Mas O recusam. Há uma única saída: o arrependimento. Mas o desprezam. Arrependimento e perdão estão intrinsecamente ligados. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”.



05 – Aquele que se sente inseguro em relação a Deus, que não confia que um Ser tão infinito e perfeito possa amar alguém tão pequeno, finito e imperfeito é o mesmo que ama imensamente. A dúvida em relação ao amor divino nos transtorna, e tal insegurança desestimula até mesmo os mais temíveis lutadores. No entanto, é confortável saber que Deus enviou Seu único Filho para morrer em nosso lugar. Amor maior é impossível; talvez alguém se sacrificasse por quem valesse à pena, mas por pecadores perdidos, só Jesus. Nossos pecados são inúmeros, mas o Senhor está disposto a perdoá-los, pois Sua grandeza e a misericórdia sobrepujam qualquer pecado. O sacrifício do Salvador não foi à toa; tudo que Cristo fez teve um propósito: salvar a minha e a sua alma. O Cristo crucificado disse: “está consumado”. Portanto, só precisamos crer. Existe apenas um pecado imperdoável: a blasfêmia contra o Espírito Santo. Mas você não o cometeu. Se houvesse cometido jamais sentiria incômodo diante do pecado, pois é o mesmo Espírito que nos convence do “pecado, da justiça e do juízo”. Aquele que se sentiu atraído por esta mensagem gosta das coisas de Deus, e “quem é de Deus escuta as palavras de Deus”.



06 – A crença em nossas próprias forças, ou em qualquer outra força, interior ou exterior, que pretenda ajudar com que os nossos sonhos se tornem realidade está ameaçada, principalmente se usarmos estar no controle, ou melhor, se tivermos a ilusão de pensar que estamos no controle. Não nos iludamos com mensagens de “autoajuda”, porque estas, como o próprio termo indica, fazem com que as pessoas sintam-se autossuficientes e dispensem o auxílio divino. Não há nada de errado em ter vontade própria, em tomar as próprias decisões, como também não é errado procurar conhecer a verdade. Entretanto, não há nada mais arrogante do que pensar que não precisa de Deus. Não é difícil compreender que quem controla cada passo que procuramos dar é o Espírito Santo de Deus. Portanto, não há nada melhor que entregarmos ao Senhor o controle do nosso destino. Só Ele detém todo poder, Cristo é o único que tem plena visão do nosso futuro e daquilo que realmente necessitamos, não há outro com maior capacidade de dirigir os nossos passos na jornada rumo à eternidade. Chega de conflitos e desilusões “... Maior é o que está em vós do que o que está no mundo”. “... Se é que o Espírito de Deus habita em vós”.



07 – A criatividade é um atributo divino, pois Deus é o único Criador. O homem não cria, inventa. O homem pode transformar “qualquer coisa”, a partir do que já existe, em algo útil e proveitoso. O que o homem inventa não é bom nem mal, mas pode ser usado tanto para o bem como para o mal, depende da aplicação de quem utiliza. Quando o ser humano resolve seguir seus impulsos criativos, de acordo com a vontade do Pai, procurando agradá-Lo de todo coração, então viverá a verdade de Deus e sempre estará debaixo de Suas asas, jamais lhe faltará esse poder transformador, a criatividade. Quando pensamos que o que estamos fazendo é tão somente caminhar ao lado da pessoa amada, ou preparando um jantar, ou alimentando uma criança, ou costurando uma roupa rasgada, ou fechando um bom negócio, na verdade estamos cumprindo um importante papel à sociedade e, portanto, a Deus. Os olhos do Altíssimo jamais se desviam daqueles que O servem. A dedicação desinteressada por aquilo que fazemos, grosso modo, determina quem nós somos, e pode glorificar a Deus. “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”.



08 – A mulher não é um mero instrumento de desejo do homem, nem este é o único que deve se beneficiar com o prazer a dois. Ambos têm o mesmo valor e compartilham das mesmas canções de amor. Ambos firmam o mesmo compromisso e são corresponsáveis pela excelência na formação e na educação da família. Uma família sem o pai ou sem a mãe é incompleta, indesejada. Nos planos de Deus uma família deve ser constituída de pai, mãe e filhos. Algo diferente disso é perversão ou acidente; se acidente, precisa de conforto e atenção, mas se for perversão, necessitará de desdobrados esforços na educação. Portanto, toque sua melodia de maneira fácil e graciosa, como certamente você é. Toque-a calmamente, melhorando-a sempre que possível; enquanto você a ouve, considere como todas as notas individuais vêm juntas harmoniosamente dar expressão a todo o arranjo. A melodia é a sua vida, as notas musicais são as pessoas ao seu redor, o arranjo é a vida em sociedade. Se os arranjos forem mal feitos, se faltar uma nota, ou se for substituída por outra qualquer, a harmonia ficará prejudicada, não haverá êxito. “... [Deus] fez no princípio macho e fêmea [...] deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher...?”.



09 – O nosso autêntico “eu” (o eu divino) é também o pior pesadelo do nosso ego (o eu humano), e vice-versa. O ego faz o que for possível para eliminar todas as influências contrárias aos seus desejos egoístas. E para tal, utiliza-se de armas pesadas, quase indefensáveis, como o medo, a vergonha e a intimidação. O nosso eu divino permanece tímido e oprimido, quase sem chance de libertação e de expressão. A guerra é constante entre o eu espiritual e o eu carnal, e o ego parece levar vantagem, porque é sempre mais alimentado, e a alimentação do eu espiritual é sempre deixada para depois. A carne é alimentada a todo tempo, mas o espírito, raramente. São poucos os que conseguem constantemente alimentar o espírito com a Palavra da Verdade. Poucos reconhecem a importância de alimentar-se com a Palavra de Deus, desconhecem que conhecer a Verdade traz liberdade. Por outro lado, muitos são intimidados pelo mundo e sentem vergonha e medo de declarar que Cristo é o Senhor. “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”.



10 – Quando tivermos a noção do quanto Deus tem feito por nós, sentiremos o desejo ardente de diminuir, de recomeçar, de voltar a ser criança. Quem sabe recomeçando, faremos o que de fato importa. É quando nos esvaziamos de nós mesmos, que damos lugar ao Espírito, ao diminuirmos Jesus cresce em nós. Voltar a ser criança não é fácil, mas é necessário nascer de novo, do Espírito. “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”. É recomeçando que temos a oportunidade de fazer tudo diferente. Circula em nosso meio uma “filosofia” deturpada que diz que é melhor se arrepender de algo que fez do que daquilo que não fez. Na verdade, Boccaccio disse: “É (...) melhor arrepender-se por ter feito alguma coisa do que por não ter feito nada”. Com a mesma sagacidade, ou por imprudência, interpretam mal e corrompem as Sagradas Escrituras. Pedro, porém, alerta: “... Os indoutos e inconstantes torcem [...] para sua própria perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo...”.



11 – Não pense que o direito ao sucesso pertence a um grupo privilegiado de indivíduos. Nem todos têm a noção exata do que as pessoas bem sucedidas tiveram que enfrentar para chegar à posição de destaque em que se encontram. Não é do conhecimento de todos o que elas tiveram que enfrentar antes de conquistar “um lugar ao sol”, e ainda têm que batalhar para não perder o que conquistaram. Não tenha inveja das pessoas bem sucedidas, pois você também pode ser uma delas. Persiga os seus objetivos com intensidade apaixonante e procure agir como se a concretização de seus ideais dependesse exclusivamente de seus esforços. Uma vez dado o seu melhor, vá mais longe, transpondo todos os obstáculos e superando os seus próprios limites. Mas não tenha expectativas de como seu trabalho será recebido pelo público. Escolha ser surpreendido pelo prazer pessoal, e não pelo que os outros pensarão de você. Lembre-se: trabalhe por aquilo que não pode perecer; e não se esqueça das palavras de Jesus: “... não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que [aqueles que assim agem] já receberam o seu galardão”.



12 – Na costura sem linha da vida, podemos ver a linha da ordem divina no acabamento, pois tudo que Deus fez, fez com amor. Depois de tudo pronto, não deixou de observar, “e viu Deus que era bom”, após observar não deixou sua criação ao acaso, mas a sustenta com seu poder e amor incondicional, aprovando, reprovando e permitindo de forma controlada tudo que o homem faz. O ato sexual, por exemplo, é um dos maiores prazeres que o ser humano pode ter. Tal ato produz ao casal uma felicidade única e indescritível. Isso é apenas uma demonstração do que Deus tem reservado para os Seus; no momento, pode-se desfrutar da melhor companhia, da melhor atração e da melhor forma de multiplicação. Infelizmente, como tudo que Deus fez pode ser corrompido, o prazer sexual também foi pervertido, degenerado. A relação sexual, que apesar de causar sensação prazerosa, pode também trazer sentimento de culpa e outras sensações maléficas. Assim, se a relação sexual lhe causar a impressão de estar fazendo algo errado, então fique atento, porque é provável que você esteja praticando algo ilícito, corrompido, algo que não vem de Deus. “Fugi da prostituição. [...] o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo”.



13 – Os acertos que cometemos em nossas vidas, por mais simples que sejam, ou por mais notáveis e abundantes que possam se tornar, não é motivo para autopromoção ou vanglória, assim como os erros e enganos não são motivos para autodepreciação ou sentimento de inferioridade. É importante compreendermos que todas as coisas têm propósitos definidos. Nada acontece por acaso; e é em razão disso que cada atitude, sempre que possível, deve ser bem pensada e repensada antes de ser colocada em prática, pois as consequências, boas ou más, podem afetar várias pessoas, e muitas delas, quase sempre, são as que mais amamos. Como desejamos evitar que isso aconteça, então, temos motivos de sobra para sempre colocarmos os nossos problemas e ações aos pés dAquele que sabe e pode todas as coisas: o nosso Consolador. Isso não é sinal de fraqueza, nem é superstição, mas é uma demonstração de dependência de Deus. Essa atitude agrada a Deus e, ao mesmo tempo, diminui os riscos de ferirmos alguém com nossas atitudes equivocadas. Façamos como “Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa”.



14 – “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”. O flagelo do mundo é a doença do coração. Nada é tão ardiloso, tão sutil e escorregadio como o coração humano. O coração é capaz de induzir ao erro, é aberto à traição e sujeito à venalidade, tanto que tem levado muitos à loucura e ao suicídio. Se não nos atentarmos às suas insinuações, poderemos ser destruídos por nossos próprios desejos e cobiças. Muitos têm se corrompido, ganhado e perdido os objetos de seus desejos; têm perdido tronos, riquezas, prestígios, moral e tudo mais, somente pela fraqueza de iludirem-se pelos enganos do coração. É até compreensível que alguém que não tenha Jesus no coração passe por tais desventuras, mas os chamados “homens de Deus”, serem abatidos pela cobiça, é o fim. Não se engane! Você é um peregrino e estrangeiro nesta Terra, e não um acumulador de tesouros; os tesouros seculares de nada valem aonde Jesus quer conduzi-lo. Olhe para frente e para o alto, sua bússola é Cristo. Do contrário, “cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.



15 – É normal imaginarmos que a estafa (Síndrome de Burn-Out) só acontece com outras pessoas. Mas todos nós corremos o mesmo risco. Todas as atividades nos consomem, sem que percebamos. Por isso, o envolvimento com a criação dos filhos, o compromisso com o trabalho, com os relacionamentos, o cuidado para com os pais, os irmãos, os amigos e com a comunidade em geral, e a atenção dada aos problemas mais importantes da vida, devem ser feitos com amor e prazer, procurando descartar a ansiedade que tanto nos prejudica. Às vezes, uma ansiedade inexplicável por algo que não está ao nosso alcance vem como um estopim queimando. Se isso acontecer, o processo já foi acionado, e se não for interrompido, certamente uma explosão será desencadeada, e então, só restará sofrermos com os efeitos dessas consequências. Foi pensando nisso que o apóstolo Paulo nos ensinou que não devemos estar “... inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.



16 – A dificuldade é grande quando chegamos a um impasse. É maior ainda quando pretendemos continuar com nossas carreiras, ou com nossos relacionamentos, ou quando temos que tratar de assuntos relacionados à saúde própria ou de pessoas que dependem de nossas forças. Quando estivermos nos sentindo vazios e fracos até mesmo para orar, ou extremamente magoados para prosseguir nas batalhas que a vida nos impõe, então é hora de parar, de desistir, de dar um basta em tudo. Não, não é assim; uma conduta fracassada assim, só seria justificada se insistíssemos em tentar resolver os problemas por nossas próprias forças. Não nos esqueçamos das afirmativas do apóstolo Paulo, que dizia sentir prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias por amor de Cristo. Disse ainda que quando estava fraco, era mais forte, porque o Senhor o fortalecia. A única razão de Paulo, apesar de tudo que sofreu, nunca ter desistido é que ele não dependia de suas próprias forças, mas do poder de Deus. Portanto, em Cristo, não há ocasião para comodismo, pois sempre é tempo de novas oportunidades e perseverança. “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”.



17 – Não é fácil aceitar que um vazio na vida de alguém possa trazer resultados positivos. Sentir-se vazio é mais comum do que se pensa, principalmente quando displicentemente optamos por nos distanciarmos do Espírito Santo. O Espírito Santo de Deus é o único que pode completar o vazio do coração humano, sem Ele, esse vazio pode trazer profundas angústias à alma. Por isso, tantas pessoas são, desgraçadamente, acometidas por toda sorte de infelicidades e de tragédias. Mas elas não compreendem, e então culpam a Deus. Sem Deus, por mais que se esforce o homem, não encontrará harmonia com ninguém, nem consigo mesmo, e dessa forma, continuará pondo em risco sua vida temporal e a eterna. O lado positivo desse vazio é que o homem procurará desesperadamente preenchê-lo de todas as formas, mesmo que ilícitas, ou seja, as pessoas sentirão esse vazio e buscarão a sensação de felicidade em jogos, drogas, bebedices, prostituição etc. - até aqui não há vantagem alguma –, e por não conseguirem, como resultado, render-se-ão ao chamado de Deus. Não se engane, só existe uma maneira de ficar livre desse vazio. “Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”.



18 – Não deseje estar distante hoje, não almeje ir muito além de suas possibilidades momentâneas. Não desperdice o seu dia; em vez disso, reserve alguns minutos para a prática da meditação e da gratidão, permitindo que suas ações de graça cresçam acima do ruído do seu desapontamento. Oportunidades são perdidas, erros são cometidos, pensamentos bons e maus vêm e vão. O clamor de tudo isso deve ser conhecido de Deus, pois de nada vale murmurar, se nossas práticas e modo de pensar continuam os mesmos. Uma meditação virtuosa só é válida se forem tomadas decisões somatórias, do contrário, deixaria de ser um louvor e passaria a ser pensamento vão e perda de tempo, e este não volta mais, restam apenas chances de recuperação. “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.



19 – Muitos pais já têm se convencido de que não têm tempo para planos nem programas pessoais junto aos familiares e amigos; atolam-se em seus papéis profissionais, tentando obter mais e mais bens materiais para satisfazer as necessidades dos filhos. Eles não entendem que seria mais lucrativo poder contar sempre com alguns momentos de deliciosos prazeres em comum. Não importa o que estejam fazendo, se há fartura ou se há carência, o que os filhos querem é poder contar com a união entre os membros da família, o que proporciona uma vida saudável é sentir-se seguro. Mesmo que haja pobreza material, quando há riqueza de momentos felizes juntos, em família, ninguém vai parar para comparar quem dentre seus vizinhos é ou não mais abastado; nada disso importa. Nada justifica pensar que não temos tempo para investir em nossas famílias, o tempo que Deus nos dá é suficiente. O homem mais sábio que já existiu (depois de Jesus, é claro) disse: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; [...] tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz”.



20 – Quando você estiver preocupado e incomodado com o dinheiro, quando essa preocupação se tornar obsessiva e lhe roubar a paz e o prazer de viver, tornando os seus dias aflitos e as suas noites agonizantes, e quando você cessar de viver com tranquilidade, mas meramente existir pelas forças naturais, entenda que Deus quer agir no sobrenatural para lhe favorecer. Não tenha a riqueza em alta estima, como uma meta a ser atingida a qualquer custo, porque muitos almejam a riqueza, “mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o ‘amor ao dinheiro’ é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. A riqueza em si não é nociva; o dinheiro bem aplicado pode ajudar muita gente, ele ajuda a realizar muitos sonhos. No entanto, o amor ao dinheiro causa muitas dores. Viveríamos mais felizes se a riqueza do Brasil fosse distribuída de forma mais justa e igualitária, se não fosse desviada pelo egoísmo e pela ganância da “liderança” corrupta. Na verdade, pouca coisa nos basta: “bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento”.



21 – A certeza de que o Pai celestial é o único capaz de nos dar a energia necessária para enfrentarmos os problemas do cotidiano, sem sermos destruídos, nos transmite uma sensação de conforto que nutre e sustenta a esperança de um futuro mais digno e justo. Assim sendo, aprendamos a reconhecer que nossas forças vêm do alto, que nossa capacidade vem do único que detém todo o poder. Ao observarmos com juízo crítico, notamos que tudo que acontece não está sob nosso controle, nem mesmo a nossa própria vida, pois em dado momento estamos nos sentindo bem e confiantes, mas em instantes tudo pode mudar. Sendo mais enfático, afirmamos que não temos controle nem do que ocorrerá em segundos, quanto mais em algumas horas. Se não aprendermos a depositar nossa confiança em Deus, estaremos arruinados. A arrogância não nos permite aceitar tais evidências, mas a humildade torna possível a dependência ao Deus Todo-Poderoso, Criador e Mantenedor de todas as coisas. Não há nada mais arrogante que rejeitar a ajuda divina, sob o pretexto de falta de fé. “... A nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica”.



22 – Encontrar defeitos nas pessoas é muito fácil. Todavia, ao nos compararmos com uma delas, sem importar quem seja, perceberemos que sempre haverá nessa pessoa algo melhor do que há em nós. Assim sendo, não é razoável fazer comparações, pois estas nos machucam profundamente. As comparações reduzem a nossa confiança e a autoestima, elas interrompem o fluxo de nossa energia criativa, sugam a vitalidade de nossa essência, destroem os nossos sonhos e tudo que há de mais sagrado. Por que essa insistência em continuar nos comparando com as outras pessoas? Não nos deixemos iludir pelas comparações que nós mesmos e as que os outros fazemos a nosso respeito. Saiba que você é único. Não existe ninguém igual a você na face da terra. Por isso, apresente-se a Cristo do jeitinho que você é, pois é assim que Ele deseja recebê-lo. Se houver algo a ser mudado, não tenha dúvida que isso será feito, pois o Homem de Nazaré é perito em transformar pessoas; Ele transformou a vida de Pedro, Tiago, João e dos outros discípulos, e está lentamente transformando a minha, e sem dúvida, transformará a sua. Portanto, creia e ouça a voz do Espírito: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.



23 – Muitas vezes, de modo inconsciente, criamos dramas em nossas mentes, esperando o pior de dada situação, que sequer se confirmou. Seria mais sensato se pudéssemos evitar esse tipo de pensamento, pois do contrário, veríamos nossas expectativas serem transformadas em uma autoprofecia indesejável. Alguns conhecem esse mau pressentimento como negativismo, outros como fé ao reverso ou falta de fé mesmo, e há aqueles que afirmam tratar-se de estar bem informado da realidade dos fatos quando se pensa de modo negativo. É verdade que o mundo vive desesperançoso com a ocorrência de tantas tragédias, mas nem por isso todos precisam pensar da mesma forma. É preciso viver com fé. É necessário entendermos que todas as coisas contribuem de todas as formas e conjuntamente para o bem daqueles que amam ao Senhor. Portanto, confiemos em Deus. “Entrega o teu caminho ao Senhor confia nele e o mais Ele fará. Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra”.



24 – Muitas vezes somos motivados por um ardente desejo, mas as circunstâncias nos levam a desistir desse sonho. Devido à falta de perseverança, deixamos de conquistar a mulher dos sonhos ou o príncipe encantado. Por vezes abandonamos (ou nem conseguimos) um bom emprego por pensar não ser competitivo o suficiente, às vezes com razão. É necessário lutar por nossos sonhos. Não pensem que aquilo que queremos, receberemos de “mão beijada”; não vai cair do céu. Aquele que caiu do céu só serve para nos complicar. É necessário grande amor e muita coragem para escavar a vida à procura dos sonhos sepultados. Hoje é um dia preparado para vencer, é ocasião perfeita para se encher de coragem, ressuscitar e manter mais vivos que nunca os sonhos que já estavam enterrados há algum tempo por falta de fé, por falta dessa prova viva daquilo que não conseguimos ver, porque se pudéssemos enxergar não seria fé. Aquele que não tem fé deve pedir a Deus, porque Ele a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto. Tenha fé, e tenha também força de vontade para agir e vencer. Trace seus objetivos, esforce-se, e não duvide, “porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte”.



25 – É provável que algumas árvores venham a adoecer gravemente por falta dos nutrientes necessários ao seu pleno e adequado desenvolvimento. É possível que elas não venham a florescer e não deem os esperados frutos. A Videira Verdadeira, no entanto, não se atrofiará jamais, nada nem ninguém tem o poder de alterar a estrutura nem a produção dessa Árvore divinamente frutífera. Mesmo que Seus galhos não produzam bons frutos, Ela jamais será abalada. Nunca faltará nenhum nutriente para a Videira Verdadeira, porque, na realidade, é ela Quem fornece todas as substâncias necessárias aos Seus galhos. A Videira Verdadeira é a única árvore que subsiste por si mesma. Ela dá bons frutos por que é boa, e é isso que Ela espera de Seus ramos, que estejam enxertados nEla, a fim de poder render bons frutos. É impossível aos ramos dar bons frutos se não estiverem ligados à Videira Verdadeira. Portanto, não sejamos galhos displicentes, a fim de não sermos arrancados da Árvore, mas sejamos varas prudentes, frutíferas e, consequentemente, limpas. Disse o Senhor Jesus: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto”.



26 – “Amar” é um verbo e, portanto, uma ação. A sua primeira tarefa diária é amar-se completamente. Olhe fixamente em seus próprios olhos diante do espelho e diga: “você é a pessoa mais linda que eu conheço”, “você é a pessoa mais sincera e leal”. Fale estas e outras qualidades que você sabe que tem, podendo até exagerar um pouco, mas convença-se. Existem vários procedimentos que nos ajudam a recuperar a nossa alta estima, estes são alguns exemplos. Por isso somos semelhantes, mas não iguais. O mundo seria monótono e sem graça se todas as pessoas fossem idênticas. Não teria atrativo algum e ainda causaria muita confusão. Demos graças a Deus por sermos diferentes. Não há mais de um “eu”; mesmo os gêmeos divergem em alguma característica, nem que seja no caráter. O mérito disso é que todos, sem exceção, possuímos algo que beneficia o outro. Não diga que você não tem nada a oferecer! Não desperdice suas qualidades, elas existem para servir ao próximo. Você se sentirá melhor colocando o verbo amar em prática. “Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor”.



27 – As pessoas normalmente acreditam que o ser humano foi criado para experimentar, interpretar e tirar proveito de tudo que o mundo oferece de melhor. E, além da capacidade de raciocinar e organizar os pensamentos, o homem ainda se aproveita das habilidades de cheirar, sentir os sabores, ver as belezas naturais, tocar, ouvir, intuir etc. O homem natural só acredita naquilo que observa por meio dos sentidos, através das percepções sensoriais do mundo físico. O coração do homem natural percebe com dificuldade o mundo extrassensorial, e assim, ele se perde diante das decisões mais importantes da vida; isso pelo fato dele não crer no que não consegue enxergar. Por outro lado, o homem espiritual, o salvo em Cristo, crê de todo coração na Palavra de Deus, não depende daquilo que seus sentidos lhe permitem perceber fisicamente. Peçamos que o Espírito Santo desperte nossa atenção para o lado sagrado da percepção sensorial; que percebamos a presença divina com inteireza de coração; que, pela intuição, possamos entender a razão de estarmos aqui. “E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”.



28 – Considere como o cuidado com o seu lar pode ser a expressão de sua autenticidade. Propiciar um confortável, bonito, dinâmico e organizado lar pode estar entre as nossas maiores realizações e pode ser também uma magnífica experiência espiritual. “Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?”. O lar do cristão não é a igreja, templo de pedra, local de reunião e adoração a Deus. Divorciar-se do lar e casar-se com a igreja não é boa ideia. O pior é que muitos pensam estar agradando a Deus, agindo com tamanha negligência. Vamos à igreja adorar a Deus e congregar com os irmãos, viver em união, mas não abandonemos os nossos, porque a família pertence a Deus; e nós, como pais (padres) e pastores (que cuidam das ovelhas) do lar, somos eleitos para cuidar daqueles que o Senhor nos confiou com Suas bênçãos e com o Seu infinito poder e amor. A melhor igreja para frequentarmos todos os dias é o nosso próprio lar, e os membros que devemos dar maior atenção são os de casa; cuidemos bem destes, sem negligenciar aqueles. “... Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas”.



29 – Nossas almas conhecem muitas espécies diferentes de fome e de sede: a fome física, a psíquica, a emocional, a criativa, a espiritual, a sede física, a sede de justiça etc. Nossas necessidades são muitas. Sejam quais forem as nossas carências, não devemos nunca nos esquecer, nem deixar de confiar, que Deus, por Sua infinita misericórdia e segundo as Suas riquezas, supre todas as nossas necessidades em Cristo Jesus. Cristo esteve aqui, sem deixar de ser Deus, embora reduzido à forma humana, onde demonstrou que é possível viver pela fé, na dependência absoluta do Pai; em tudo foi tentado sem jamais ceder ao pecado. Jesus Cristo fez por você e por mim algo que somente o Cordeiro de Deus poderia fazer, a saber: a purificação dos nossos pecados. Cristo supriu a maior de todas as nossas necessidades. Por Ele, através dEle e para Ele, agora temos o direito concedido graciosamente pelo Pai de vivermos toda a eternidade em Sua presença. Que mais poderíamos almejar? Cristo é o nosso bem maior. “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas”.



30 – Muitas famílias só conseguem reunir os seus membros nos finais de semana; quando conseguem. Não é nada fácil hoje em dia essa convivência diária e saudável. O trânsito, os trabalhos, os estudos e outros compromissos tomam grande parte do nosso tempo. Por isso, o contato diário, sempre que possível, deve ser preservado. O culto doméstico, por exemplo, é uma excelente maneira de reunirmos nossas famílias para louvarmos a Deus e aprendermos, uns com os outros, algo sobre os mistérios divinos, bem como uma oportunidade para compartilharmos nossos problemas e assim poder contar com a ajuda mútua. Portanto, permita, sempre que possível, que o seu jantar seja o ápice do seu dia junto à sua família. Se o dia de todos foi prazeroso, esse é o momento ideal para agradecer. Mas, se ao contrário, foi difícil, cansativo, frustrante, ou desencorajador, então é ocasião de conforto, consolação e encorajamento. Poder estar reunido com a família para o jantar, por si só, já é uma bênção e é também um bom motivo para comemorar. Assim sendo, não nos esqueçamos de agradecer a Deus, porque essa é a Sua vontade. “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.



31 – Não devemos ser tão positivos ao ponto de sempre esperar um eficiente desempenho em todas as nossas atividades, o que é válido para o meu próximo. No entanto, podemos explorar o poder, a emoção e a gloria da vida real com mais frequência, sem, contudo, agirmos com vulgaridade, deslealdade, ou qualquer ato de desrespeito ao próximo ou de desobediência a Deus. Se nos lançarmos como protagonistas de nossas próprias vidas, estaremos mais próximos da concretização dos nossos ideais do que se ficarmos parados, pensando, planejando e, é claro, nos acomodando. Somos responsáveis por nossas próprias atitudes e pela ausência delas também. Não devemos agir como os incrédulos que duvidam da existência de Deus, mas O culpam por tudo que acontece de errado em suas vidas e no mundo. Não estamos declarando que fatalidades não acontecem, nem que Deus não tem controle sobre todas as coisas, afirmamos sim que muitas tragédias podem ser evitadas se tomarmos alguma atitude, mesmo correndo o risco de serem equivocadas. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. [...] Entesourastes para os últimos dias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações