HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 14



Teófilo de Antioquia

Teófilo foi bispo de Antioquia. Escreveu três livros “A Autólico” por volta de 180, época em que veio a falecer, por causa ignorada. Autólico foi seu amigo pagão. Os livros foram escritos em razão de responder aos comentários depreciativos que esse amigo fizera em relação ao cristianismo.

Suas apologias são menos filosóficas do que as de Justino e de Atenágoras. Até criticou a filosofia grega; inclusive contradisse explicitamente a tendência grega de considerar o universo como eterno. Se a matéria fosse eterna limitaria Deus. Se Deus é infinito e perfeito, então o universo deve ser criado livremente e a partir de absolutamente nada.

Foi Teófilo quem introduziu pela primeira vez na teologia cristã o termo “ex nihilo”, que significa criação a partir do nada.

Teófilo tinha pouco ou nada a dizer a respeito de Jesus Cristo homem. Assim como outros apologistas do século II, ele se interessava mais pelo estado do “Logos” que ficou encarnado em Jesus Cristo do que pelo próprio homem histórico Jesus. O que é compreensível porque todos os apologistas dessa época tentavam responder aos pagãos gregos e romanos, e suas preocupações mais preeminentes no tocante à teologia cristã tratavam da condição de Cristo em relação a Deus. E esta solução só podia ser encontrada no Logos celestial preexistente e não na vida histórica do homem Jesus.

O Dicionário Aurélio do Século XXI define Lógos (ou Logos) como significando o princípio de inteligibilidade; a razão. Diz que, segundo o filósofo grego Heráclito, Logos é o princípio supremo de unificação, portador do ritmo, da justiça e da harmonia que regem o Universo. E que, de acordo com o platonismo, é o princípio de ordem, o mediador entre o mundo sensível e o inteligível.

Sem considerarmos em demasia como Jesus Cristo era defendido pelos apologistas do segundo século, e sem desprezar essa ideia, é conveniente termos em mente que Cristo é o Princípio e o Fim. Foi Ele mesmo quem deu início a todas as coisas, e é Ele quem permite que o mundo se mova, dando-lhe sustentação. Sem Cristo, este mundo de desobedientes não teria razão alguma de existir. “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Ap 1:8).

Portanto, aquele que ainda não teve um encontro pessoal com Cristo, busque-O enquanto pode achá-Lo. Amanhã poderá ser tarde demais. Entenda o fim para o qual foi criado, e dê um sentido real à sua vida.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações