HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 13



Atenágoras de Atenas

Atenágoras também era, como Justino, tanto filósofo como cristão. Escreveu “Petição a favor dos cristãos” em forma de carta aberta ao imperador Marco Aurélio quando este estava para visitar Atenas. Procurou persuadir o imperador a parar de perseguir os cristãos. Uma de suas estratégias principais foi refutar as falsas acusações e boatos mais comuns.

Em tal petição, Atenágoras cita vários poetas e filósofos gregos, a fim de relembrar ao imperador que o melhor do pensamento helenístico era monoteísta, já que Marco Aurélio era um filósofo influenciado pelo estoicismo, cujo deus rejeitava o politeísmo. Garantiu ao imperador que os cristãos não eram ateus como alegava um sofisma popular.

Em seus escritos, Atenágoras descreveu Deus basicamente com atributos negativos, explicando o que Deus não é em vez do que Ele é (Teologia Apofática). Sugeria que a perfeição de Deus é diferente de qualquer coisa criada. Deus, portanto, só poderia ser descrito pelo que não é em vez do que é.

Esse filósofo cristão explica ao imperador à acusação de que é ridícula a ideia de Deus ter um Filho. Esse era um tema comum para ridicularizar a crença cristã. A ideia de Deus ter gerado um Filho parecia conferir-lhe alguma imperfeição. Assim, essa ideia soava como mitológica.

Diante de tal problema, Atenágoras apresentou uma das primeiras explicações teológicas da doutrina da Trindade, a fim de esclarecer a má interpretação e a oposição à crença cristã: “Reconhecemos um Deus e um Filho que é seu Logos, e um Espírito Santo, unidos em essência: o Pai, o Filho, o Espírito, porque o Filho é a Inteligência, Razão e Sabedoria do Pai e o Espírito é uma emanação, como a luz é do fogo”.

Atenágoras afirmou que o Logos (Cristo) é o “primeiro rebento” de Deus, embora não tenha sido trazido à existência, pois sempre existiu em Deus como Seu Logos. Lógico que os pormenores são deixados sem solução formal naquela ocasião.

Como seu nome sugere, Atenágoras nasceu em Atenas por volta de 133 e morreu na mesma cidade cerca de 190. Nesses cinquenta e sete anos muito contribuiu para a teologia cristã, bem como para o reino de Deus.

Não importa quem ou o que você costuma ser, sempre haverá uma forma de contribuir com a obra de Deus. Sempre haverá uma forma de ajudar seu próximo, sem que seja necessário desafiar às autoridades. Se não fosse verdade, não haveria necessidade de você permanecer aqui. Aliás, esta é a razão pela qual você continua neste mundo imperfeito, do qual não faz parte; se é que você é um discípulo de Cristo.

Por outro lado, se você ainda não teve um encontro pessoal com Jesus Cristo, então você precisa de ajuda. É certo que você ainda está preso a este mundo. Saiba que nem toda a riqueza deste planeta se compara ao que o Salvador tem para você. “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1Jo 2:15).

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

Um comentário:

  1. Oi Osvaldino, linto texto.
    Vim aqui te agradecer pelo comentario em minha postagem.
    Fica com Deus
    Madalena

    ResponderExcluir

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações