HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 9

Os Apologistas

Os apologistas eram escritores cristãos do século II que procuravam defender o cristianismo contra oponentes pagãos. A maioria deles tentou demonstrar semelhanças entre a mensagem e cosmovisão cristãs e o que havia de melhor na filosofia grega. No entanto, Tertuliano e alguns poucos rejeitavam essa abordagem filosófica. Tertuliano chegou a questionar “o que Atenas tem realmente que ver com Jerusalém? Que concordância existe entre a Academia e a Igreja? E entre hereges e cristãos?”.

Alguns apologistas chegaram a considerar o cristianismo como a “verdadeira filosofia” e tentaram demonstrar sua superioridade, como filosofia, ao pensamento helenístico. Esta ideia foi amplamente aceita por parte do cristianismo, especialmente Alexandria e Roma, os dois centros culturais mais importantes do Império Romano.

Filo de Alexandria, há um século antes, havia ensinado que a filosofia de Platão e os ensinamentos de Moisés baseavam-se na revelação divina e que, no âmago, eram semelhantes ou idênticos. Para fazer esse sistema funcionar, foi levado a interpretar de modo alegórico as Escrituras hebraicas. Com esse método, conseguiu combinar os pensamentos gregos e hebraicos a respeito de Deus, da criação e da humanidade.

Durante esta leitura, talvez alguns leitores sejam levados a pensar que Deus não precisa de advogados. Realmente Deus não precisa ser defendido por ninguém, mas o cristianismo vem constantemente sofrendo incursões diabólicas. E nós, como cristãos e apologistas, devemos estar sempre atentos contra as investidas de Satanás. Peçamos a Deus discernimento para entendermos o que de fato ele quer de nós, pois somos instrumentos do Senhor, e podemos ser utilizados para evitar que as portas do inferno venham a prevalecer contra a Igreja de Cristo.

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7:15-21).

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

3 comentários:

  1. Achei interessante a sua reflexão sobre falar do Amor de Deus para quem quer que seja. Uma boa atenção o irmão deu a esse assunto. È verdade, nem todo mundo quer ouvir, o diabo, está ai solto no mundo querendo nos desgastar, por isso é importante pararmos para ouvir Deus nos dizer o que fazer nessas situações mais difíceis.

    Boa Análise, Deus me ensinou assim também, claro,depois de eu ter muitas vezes me machucado levando a Palavra para quem não queria, mas, aprendi.Nem todo mundo consegue entender assim.

    Deus continue lhe abençoando, com a Sabedoria que vem do Alto e não dos homens.
    Ailda Deiró

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor irmã.
    Suas palavras me dizem que você é uma exímia evangelista.
    O livro que você leu e colocou um link no seu blog foi feito para ajudar nesse trabalho. O ideal é doá-lo para uma pessoa e acompanhar a sua leitura, dando melhores esclarecimentos.
    Se a irmã precisar de mais, basta solicitar. Estarei lhe enviando gratuitamente. Será a minha contribuição para a obra de Deus e auxiliar no seu desempenho.
    Que Deus continue inspirando o seu amor pelas almas.
    Um fraternal abraço.

    ResponderExcluir
  3. Amém, eu agradeço, se eu precisar, eu informo ao irmão.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações