HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 8

O Pastor de Hermas

O autor desta carta pode ter sido um irmão de Pio, bispo de Roma por volta de 140 a 145. Este importante documento esteve a ponto de entrar para o cânon do Novo Testamento, mas não entrou. Dentre os pais apostólicos este foi o que mais se aproximou.

Irineu de Lião chegou a aceitar Hermas como Escritura, assim como Clemente de Alexandria, Orígenes e Atanásio. Este último aceitou de início, mas depois o excluiu por intermédio de um documento conhecido como “Carta de Páscoa”, publicado em 367.

Hermas contém uma série de visões e suas explicações são dadas por um anjo ao próprio Hermas. As interpretações são feitas em forma de parábolas e são entremeadas com mandamentos, instruções e obrigações do viver cristão. O anjo que aparece como um pastor de ovelhas faz muitas revelações a Hermas em linguagem figurada, mas o que atrai a atenção são as exortações e as instruções.

Hermas parece mais preocupado em advertir os cristãos a respeito do pecado presunçoso. Assim, adverte que uma pessoa só será perdoada uma única vez depois do batismo (como se a misericórdia de Deus fosse limitada). O perdão só seria para aqueles que sempre guardassem os Seus mandamentos. Por isso, muitos esperavam para ser batizados apenas quando a morte parecia iminente.

Apresentava também exortações a respeito do casamento, do divórcio, das riquezas, da cidadania, do teste para os profetas e outras questões urgentes. Prega que o caminho da salvação é de luta, medo e abnegação.
Hermas parece acreditar que Jesus era a encarnação do Espírito Santo (Cristologia do Espírito). Este foi o principal motivo por que Atanásio o rejeitou como heresia, excluindo-o do cânon.

Esclarecemos que não se trata do mesmo Hermas citado por Paulo em Rm 16:14. Se fosse, não pensaria que o Espírito de Deus se fez carne, pois seria orientado diretamente pelo apóstolo e entenderia mais acuradamente sobre a realidade da encarnação do Verbo de Deus, e dessa forma, seu escrito teria maior possibilidade de ser canonizado. Foi a segunda pessoa da trindade quem encarnou e não a terceira, como narra esse apócrifo.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

Um comentário:

  1. Assim diz o Senhor: Dar honra a quem merece honra. Somos muito felizes por poder divulgar seu blog em nossa página do Conexão Adoremos e agora trago-lhe a informação que você foi indicado para o premio Dardos 2012 confira http://conexaoadoremos.blogspot.com.br/2012/10/premio-dardos-2012.html

    ResponderExcluir

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações