HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ - Parte 7


A Epístola de Barnabé

Não há uma datação precisa para esta carta, provavelmente tenha sido escrita em Alexandria, Egito, entre os anos 70 e 135. Nada de concreto se sabe sobre o seu autor. Ela contém interpretações alegóricas de textos do Antigo Testamento, e procura demonstrar que a igreja cristã substitui os hebreus como povo de Deus.

Os cristãos de Alexandria foram profundamente influenciados pelos métodos não literais que Filo de Alexandria empregou ao interpretar o Antigo Testamento. A Epístola de Barnabé é um exemplo notável disso, diz, por exemplo, que quando Moisés proíbe a ingestão de carne de porco, queria na realidade dizer que não devemos nos associar com homens semelhantes a porcos.

Os cristãos primitivos não rejeitavam o significado literal ou histórico das Escrituras, mas frequentemente buscavam nelas duas ou três categorias de significados. Não há nada de errado em imitarmos este procedimento. O importante é crer, e crer no unigênito Filho de Deus, o único que pode salvar. Entretanto, alertamos quanto ao cuidado que se deve ter para não sermos heréticos nessa interpretação.

A Epístola de Barnabé retrata o caminho da salvação basicamente em termos moralistas sem negar a salvação pela graça, como uma dádiva imerecida. Enfatiza uma vida legalista cheia de “certos” e “errados”.

As orientações do apóstolo Paulo não são diferentes: “Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem? E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar. Sede meus imitadores, como também eu de Cristo” (1Co 10:29-11:1).

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

Um comentário:

  1. Muito interesante este post. Gostei muito mesmo. Obrigado pela nova visita no meu blog. http://saladecinemagospel.blogspot.com.br/

    Abraços!

    ResponderExcluir

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações