Reflexões Diárias - Agosto


01

SOMOS JUSTIFICADOS PELA OBEDIÊNCIA DE CRISTO

Inicialmente o evangelho foi uma pedra de tropeço para os judeus, como prenunciado no Antigo Testamento: “Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém”. E confirmado por Paulo no Novo Testamento: “Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço”. Não devemos cometer o mesmo engano, não podemos cair na mesma cilada, colocando pedras de tropeço em nossos caminhos. É necessário que confiemos absolutamente na graça e na misericórdia de Deus. Um bom pai, de forma alguma, exigiria indenização de um filho rebelde que desejasse reconciliação. Da mesma forma, Deus deseja apenas que O amemos. E nós precisamos desesperadamente dessa reconciliação e desse amor. Nascemos hereditariamente manchados e separados do Pai eterno, mas Ele nos concedeu graciosamente a absolvição de nossas culpas, mediante o sacrifício perfeito de Seu Filho. “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos”.



02

CRISTO QUER SALVAR

Temos lido e ouvido que o próprio Senhor Jesus pode ser uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e que pedra de tropeço é qualquer coisa que nos impede de chegar a Cristo. Não permitamos que tais obstáculos sejam colocados em nossos caminhos. A mensagem da cruz é também uma pedra de tropeço para alguns e até loucura para outros. Assim sendo, a mensagem que Cristo nos convoca a divulgar aos quatro cantos da Terra agride a muitos ouvidos, mas, por outro lado, outros ouvidos a recebem como música suave. Não permitamos, portanto, que escândalos e outras desmotivações sejam razões de descasos. Estejamos sempre imbuídos dessa importante missão, pois o evangelho de Cristo ainda funciona, e Sua vontade continua a mesma: salvar. Afinal, somos testemunhas vivas das transformações que o evangelho, mediante ação do Espírito Santo, causa na vida das pessoas. Para isso fomos chamados, para conduzir ovelhas ao bom Pastor. “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz...”.



03

CRESCENDO COM MODERAÇÃO

Talvez você não seja uma pessoa madura, ou quem sabe, reconheça que já passou por muitas experiências, e que já está calejado pela vida e pelo tempo. Lembre-se que nenhum fruto amadurece de forma repentina, de uma hora para outra, os frutos são submetidos a um processo lento de maturação. Muitos são madurados de modo brusco, sem passar por esse processo natural, ao serem postos em estufas, submetidos à temperatura controlada. Todavia, ao degustá-los, notamos o sabor alterado, não é o mesmo daqueles que ficam prontos para o consumo ao seu devido tempo. Os pobres pintinhos também passam dias e noites a fio sob a claridade, “pensando” ser sempre dia, comendo e comendo, como condenados que são, para de pronto ser abatidos. A dedução de tudo isso é que a pressa nem sempre nos permite chegar aonde deveríamos. Não devemos queimar etapas. Nossa maturidade também passa por um processo lento, longo e doloroso, mas, prazeroso. Lógico que devemos nos esforçar para obter o máximo de experiências no mais curto prazo possível, mas com moderação (temperança). “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei”.



04

MURMURAR NÃO AJUDA EM NADA

Há pessoas que só sabem reclamar da sorte. Nada fazem para mudar a situação. Elas reclamam de tudo. Esse tipo de pessoa só sabe fazer isso, reclamar; nunca está satisfeito com nada. Em vez de agir assim, que tal começar a olhar a vida com outros olhos? O ideal é dirigindo-se a cada um de seus entes queridos com amor, andando em volta da casa, e agradecer a Deus pelas paredes e tetos que os protegem. Consideremos os sentimentos das famílias que perderam tudo: casas, parentes, amigos, e quase perdem até mesmo a própria vida em várias catástrofes - falamos das que ficaram vivas. Em vez de murmurarmos, sejamos gratos por nossas famílias, pela vida, por nossos lares e por tudo que temos. Na verdade, tudo o que temos é tudo o que realmente precisamos ou merecemos. Muitos pensam que merecem mais. Então, vamos à luta; não desistamos de nossos sonhos. Reclamar não ajuda em nada. A única coisa que esse ato faz é nos dar o título de “reclamão”, de ranzinza, e, além disso, influencia negativamente na vida das pessoas. “Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes [...]. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito”.



05

HUMILDADE

Ser humilde não é dizer que não é nada. Não é vestir-se com roupa velha, ou rasgada, ou mal passada. Não é andar com “cara de ontem” com barba por fazer ou sem maquiagem. Não é dizer que não tem valor. Ser humilde não é ser pobre, pois há muitos ricos que são mais humildes que certos pobres. Ser humilde não é dizer que não se importa com o galardão, que só tenciona entrar no céu; isso não é humildade, é desculpa esfarrapada para não fazer o que deveria, e da melhor maneira possível, é insultar a Cristo. Entretanto, em pior estado estão aqueles que não desejam depender de Deus, e aqueles que nEle não creem, e aqueles que pensam que não precisam aprender mais; estes não são humildes, são arrogantes. Ser humilde é saber quem de fato nós somos, é saber que temos importância dentro da sociedade, que algumas pessoas dependem de nós, sem que por isso as humilhemos, mesmo porque entendemos que também dependemos de outras pessoas. Ser humilde é saber que existe um Deus e que Ele é quem torna todas as coisas possíveis, é desejar ser Seu filho adotivo por intermédio de Jesus Cristo, Seu único Filho gerado. “... recebestes o Espírito de adoção de filhos [...]. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.



06

AS EXPECTATIVAS DO EGO

As expectativas do ego são sempre audaciosas. Desejamos receber um “Oscar”, ter obras contidas no topo da lista dos “best-sellers”, conquistar medalhas de ouro, o primeiro lugar no vestibular ou num concurso público, sonhamos com o cônjuge perfeito. Mas, exigir que nossos sonhos sejam realizados, como imagina o ego, pode ser autodestrutivo. Pois, se não conseguirmos corresponder às suas expectativas, a decepção será intensificada. Foi no ego de Adão e Eva que Satanás agiu, estimulando suas ambições, e conhecemos as consequências. Paulo tinha um espinho na carne justamente para controlar os seus ânimos. Sem esse empecilho em sua vida ele tomaria outro rumo, talvez o evangelho de Jesus estivesse sido comprometido já naquela época. É provável que as pessoas que não conquistam seus sonhos por falta de dedicação e perseverança, ou por falta de compromisso e habilidades indignem-se com os batalhadores bem sucedidos, entre os quais estão pessoas bem e mal intencionadas. Portanto, lutemos por nossos ideais; todavia, caso falhemos em conquistá-los, ouçamos ao salmista: “Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos”.



07

TODA A CRIAÇÃO APONTA PARA DEUS

Na tentativa de materializar a fé, muitas pessoas necessitam utilizar-se de alguns objetos. Isto é perfeitamente compreensível, pois toda a natureza criada aponta para Deus. O apóstolo Paulo ensina que tudo que foi criado por Deus, quer seja visível ou invisível ao olho humano, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que homem algum seja inescusável pelo fato de não crer em Deus, uma vez que todas as coisas indicam Seu eterno poder e Sua divindade. Usar algo, portanto, para aumentar a fé em Deus não tem nada de errado, não há nenhum problema, não é pecaminoso, pois entendemos que tudo foi criado por Ele. Mas utilizar qualquer coisa criada por Deus, ou transformada pelo homem, a título de adoração é pecado. Mesmo a Bíblia, a Palavra de Deus, não deve ser venerada, seria bibliolatria; o Senhor deseja que pratiquemos os ensinamentos nela contidos e não que a adoremos. Nada (nem ninguém) deve substituir o lugar de Deus. Portanto, assim diz o Senhor: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás”.



08

DÁ INSTRUÇÃO AO SÁBIO


Poucos indivíduos são imunes às opiniões alheias, uma pequena parcela sabe dar conselhos eficazes e, menos ainda, são os que sabem ouvir. É comum ouvirmos o jargão “se conselho fosse bom não seria dado, seria vendido”. Mas será que o médico não precisa do mecânico e este daquele? O engenheiro não precisa do cozinheiro, e este não necessita dos inventos daquele perito? Alguém deve compreender o meu problema! É sempre bom ouvirmos com cautela o que os outros pensam e o que têm a ensinar, mas é preciso aprender a avaliar um conselho com imparcialidade, sem paixão, como se fôssemos neutros, mesmo que estejamos vivenciando a situação problemática. Assim, se a instrução for perspicaz, devemos retê-la e praticá-la, mas se for desencorajadora, então devemos dispensá-la. Às vezes, é difícil tomarmos certas decisões, e aconselhar com resultado satisfatório não é diferente. Não é fácil por que a pessoa que ouve pode entender de modo equivocado e cometer tolice, ou então, ela compreende tudo e até pratica exatamente conforme orientada, porém, pode não obter o resultado desejado. E nesse caso, ela culpará o conselheiro. “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina”.


09

VAMOS REMAR JUNTOS



É bem provável que não sejamos as pessoas mais importantes do nosso local de trabalho, mas quando fazemos nossas tarefas com dedicação e determinação, elas podem ser comparadas às obras de arte. Não busquemos a exaltação, nem almejemos o reconhecimento, mas procuremos sentir prazer em nossas atividades. O nosso ritmo de trabalho deve ser sempre o mesmo, quer o chefe esteja próximo ou distante. Que decepção seria se notássemos que nosso trabalho não rendesse como deveria! Desfrutemos, pois, do prazer conquistado ao fazermos obras “perfeitas”. Claro que as diversas atribuições nem sempre dependem unicamente de uma só pessoa, mas de equipes, e é melhor quando estão coesas. O problema é que algumas pessoas não remam com o mesmo afinco, nem para a mesma direção e, além disso, outros integrantes parecem competir com o parceiro num cabo de guerra, “puxando para trás”, isso quando não “puxam o tapete” um do outro. Demos graças a Deus por ainda existirem pessoas honestas e que reconhecem os esforços mútuos. Se cada um de nós procurasse cumprir os próprios deveres com dignidade e respeito ao próximo, não haveria tantos conflitos. “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”.



10

O SEGREDO DA ABUNDÂNCIA



O segredo da verdadeira abundância é estar no centro da vontade de Cristo. Podemos desejar muitas coisas e até conquistá-las, mas se tudo que conquistarmos não for da vontade de Deus, cedo ou tarde, surgirão frustrações e decepções. Reorganizar prioridades e maneiras de pensar merece urgente atenção, caso desejemos vida abundante. Naturalmente, (e isso ninguém pode negar) nossos pensamentos são pecaminosos, e se não vigiarmos os nossos atos e vontades, agiremos com ganância, egoísmo, avareza, sedução, etc. Convém, portanto, mudar o modo de pensar e de agir, pois precisamos de mais qualidade de vida que vícios e defeitos. Se nos concentrarmos em buscar virtudes em Deus, Ele nos concederá; e é nesse ponto que começa a abundância, pois de nada vale satisfazer todos os desejos sem os verdadeiros valores. Com coração ligado em Deus, podemos pedir tudo que quisermos, seja de ordem espiri­tual, emocional ou material. Como o generoso Pai negaria algo concordante com Sua vontade? “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal”.



11

PRECISAMOS CONTINUAR O QUE JESUS COMEÇOU

É em grupo que se cometem as maiores atrocidades. O homem solitário comporta-se de uma maneira, mas em grupo age de modo diferente. Tomemos emprestada a citação do fundador da psicologia analítica, psiquiatra suíço C. G. Jung (1875-1961), que sugere que o homem só pode estar bem e desempenhando sua vida psíquica de maneira tranquila, mas assim que se encontra com os outros, ele se comporta de maneira primitiva e maldosa, começa a ter o medo de o considerarem tolo se não fizer o mesmo, e afirmemos que de fato esta é uma dura realidade. Entretanto, felizmente nem todo grupo reúne-se para a prática do mal. A união é mui necessária à prática do bem. Como dizem, “uma andorinha só não faz verão”. Ninguém faz nada sozinho. Até mesmo Jesus, com todo o Seu poder, precisou ser auxiliado. A igreja precisa continuar o que Jesus começou. “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”.



12

CONTROLANDO AS FINANÇAS

O dinheiro surgiu para facilitar a vida do homem. O helicóptero, aeronave de excelente manobra, foi inventado com o propósito de resgatar vidas de lugares de difícil acesso, todavia, é também usado para matar, nas guerras. Há tantas outras coisas criadas para o bem com o seu fim corrompido. Preocupar-se em demasia com as finanças nunca pagará as contas; se pagasse haveria legitimidade para tal inquietação. Preocupar-se com o dinheiro não leva a lugar algum. O mais sensato seria enviar sinais positivos ao subconsciente e, ao mesmo tempo, pedir ajuda e sabedoria a Deus, pois Ele “a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto”. Não devemos, porém, ficar parados, sem ação alguma, torcendo e esperando que a situação por si mesma seja resolvida, pois se algo aconteceu para descontrolar nossas finanças, então devemos descobrir as causas, para, a partir daí, voltarmos a ter o devido controle. Não podemos permitir que uma coisa que deveria nos proporcionar utilidade e conforto tenha tanto poder sobre nossas vidas. Como dizem, “o dinheiro é um ótimo servo, mas um péssimo senhor”. Não devemos amá-lo, nem odiá-lo, mas controlá-lo, dominá-lo e utilizá-lo adequadamente. “O amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males”.



13

O DESEJO DE DEUS É SALVAR

Pelo que nos consta, o maior desejo de Deus é salvar. Portanto, não existe um cristão sequer que não tenha talento suficiente para apresentar Jesus a quem precisa da remição de seus pecados. Na verdade, ninguém tem esse dom por si mesmo, pois é o Espírito Santo que capacita a cada um para que façamos o que Ele determina e é Ele mesmo Quem introduz esse desejo em nossos corações. Assim, não há motivos para receios. Se sentirmos o ardente desejo de falar do amor de Cristo, então devemos ir em frente. Só precisamos orar bastante, apresentando nossas ações a Deus e, lógico, agir. Quanto mais oração, mais intimidade, e quanto mais intimidade maior será a nossa capacitação. Cabe aqui a lembrança de que nem sempre será como planejamos, mas como Deus decidir que aconteça. É quase certo que encontraremos muitos obstáculos à frente, mas os desígnios de Deus jamais serão frustrados, cedo ou tarde cumprir-se-á, custe o que custar, pois se essa semente foi plantada em nossos corações, como em um solo fértil, não será qualquer obstáculo que irá nos amedrontar nem derrotar. “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”.



14

AS PESSOAS PRECISAM DE UM MODELO

Aceitando ou não, somos todos influenciados uns pelos outros. Influir na vida das pessoas exige esforço, ideias e riscos. E não poderia ser diferente, pois não há como viver de modo independente. Tentar viver uma vida isolada não é saudável, tal atitude poderia conduzir à insanidade. A Bíblia indica que a operação de influenciar as pessoas é função do Espírito Santo, mas “Ele não fará nada” se não estivermos dispostos a agir, é preciso que façamos algo. Mas esse algo não deve ser feito de qualquer jeito; o amor é indispensável. Sem esta dádiva divina não teremos estímulos para agir em favor do próximo. Até faríamos por outros interesses, mas nenhuma iniciativa diferente agradaria a Deus. Somente o amor pelas pessoas e pela obra de Deus conduz aos esforços verdadeiros, almejando o sucesso e a felicidade de outrem. As pessoas precisam de um modelo, coisa que o mundo não pode oferecer e, infelizmente, muitos que se dizem cristãos também não estão em condições de serem imitados, porque ao invés de alimentarem o espírito, seguem o padrão mundano, alimentando mais a carne. Necessitamos ser e ver pessoas que, como o apóstolo Paulo, digam de coração, mente e atitudes: “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo”.



15

O NOSSO PRÓXIMO É COMO NÓS

“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”, e “Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo”. No corpo de Cristo sempre encontraremos membros com potencial para nos ferir e/ou constranger. O pé direito pode pisar acidentalmente o esquerdo, mas logo se arrepende, por sentir doer e, a menos que seja insensível, evitará machucar novamente. Qualquer membro pode decepcionar, o único membro perfeito é a Cabeça, Cristo jamais desapontará. Os membros causam dor e incômodo à cabeça, mas esta nunca decepcionará os membros que comanda. Aliás, uma cabeça que causasse dor aos próprios membros não seria sã, estaria com sérios problemas mentais. Mas Cristo é perfeito. Não podemos esquecer que uma mão lava a outra e que todos os membros são importantes para a perfeita funcionalidade do organismo. O que seria de um membro se não houvesse o outro? Todos são interdependentes. Com certeza, um membro sobreviveria sem o outro, mas com muita dificuldade, sem a cabeça, porém, ninguém vive. Portanto, sejamos pacientes. O nosso próximo é como nós, mas vive em outro tabernáculo construído por outras pessoas. “Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo...”.



16

A ÚNICA PESSOA QUE PODE NOS AJUDAR

Sentir que nada nos satisfaz pode ser um sintoma de estresse. Talvez por termos alvos de difícil alcance ou pela simples razão de não termos traçado nenhum objetivo. Não devemos viver por viver, esperando que as coisas se autoajustem, a vida merece mais que isso. Ao nos estressarmos, sentimos que não há uma só pessoa na face da terra capacitada para nos ajudar, sentimo-nos perdidos, sem saber o que fazer. Neste caso, infelizmente não estamos equivocados. Somos “a única pessoa que pode nos ajudar”; o que não quer dizer que devamos ser adeptos da autoajuda. Entretanto, para que sejamos socorridos, mudanças devem acontecer, as quais devem começar no íntimo, no nosso interior. Toda ajuda requer transformação, isto é, mudança de atitudes; de nada adiantaria termos problemas financeiros, por exemplo, desejar ajuda para recuperar o controle das finanças, e continuarmos comprando compulsivamente. O primeiro passo que deve suceder ao desejo de ser ajudado é, portanto, estarmos dispostos a mudar, e depois, buscar ajuda em Alguém que realmente pode ajudar: Jesus Cristo, o Salvador do mundo. “A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam”.



17

INVESTIMENTO SEM RISCO

É verdade que sempre temos bem mais do que realmente necessitamos. Somos completos e temos tudo em abundância, se verdadeiramente permitirmos que Jesus habite em nossos corações. Quando Cristo é o nosso maior Tesouro nada nos falta. Quando temos Jesus no coração de nada mais necessitamos. Atentemo-nos a nós mesmos, passemos doravante a nos vigiar e a substituir as coisas pelas quais suspiramos, mas que não as temos, por coisas que já possuímos, valorizando-as. Não permitamos que bem material algum tire o nosso sossego, evitemos que coisas insignificantes comprometam a nossa paz de espírito. Nada (por mais valioso que possa parecer) se compara a Jesus Cristo, o nosso Bem Maior. Temos um bem de valor inestimável à nossa disposição: a vida eterna com o Pai, uma dádiva obtida graciosamente pela fé em Jesus; nada pagamos por ela, nem poderíamos pagar. Não há outro investimento tão isento de riscos como a fé em Jesus. O nosso desejo deve ser que todos ouçamos os ensinamentos do Senhor e Salvador Jesus Cristo: “... ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.



18

SEMPRE É TEMPO DE RECOMEÇAR

As boas novas garantem que sempre é tempo de recomeçar. Não importam quais dificuldades estamos enfrentando ou que tenhamos que enfrentar, tudo pode mudar se buscarmos fortalecimento no Senhor. Um excelente exemplo é dado por Paulo, ao admitir que quando se sentia fraco então era forte, porque sabia que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza. Só o nosso Deus detém todo o poder, o nosso Criador é o único capaz de nos fazer entender o sentido da vida, Ele é o único que tem amor perfeito, e é esse amor que nos dá forças para recomeçar. Não existe um amor maior do que ofertar o próprio Filho para morrer por pessoas como nós. Qualquer pai sensato preferiria sacrificar a si mesmo e poupar ao filho, mas o Pai eterno mostra o Seu amor por Suas criaturas, sacrificando Seu único Filho, o que nos dá uma ideia da dimensão do Seu amor. Cristo foi obediente até à morte, e morte de cruz, Ele é o nosso exemplo maior, o nosso Salvador, o único que pode transformar nossas vidas e o nosso destino; faz com que demos meia volta e sigamos na direção oposta ao abismo de morte, para que possamos seguir um novo Caminho em direção à vida eterna. Ele disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.



19

NOSSA ESPERANÇA É CRISTO

Muitas pessoas têm lutado e sofrido tanto, por razões que fogem ao controle, que já perderam as esperanças. Elas deveriam ouvir as palavras do sábio rei Salomão, quando diz: “Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto)”. Se nossas esperanças estão em pessoas ou coisas deste mundo, então estamos perdidos. Todavia, as coisas deste mundo são para quem ama este mundo, e não para quem está nele sem que a ele pertença. Os cristãos devem entender que, apesar de serem cidadãos deste mundo, são estrangeiros e peregrinos, pois só estão aqui de passagem. Nós, cristãos, devemos aprender tudo que for possível, conviver com as pessoas, amá-las, assumir e honrar compromissos, realizando o que for necessário para desfrutar uma vida saudável. Não esqueçamos, porém, que nossa pátria está nos céus e que aqui os nossos dias são como a sombra. É verdade que há quem deva se preocupar: os inimigos da cruz de Cristo, cujo Deus é o ventre e a glória é para a confusão, que só pensam nas coisas terrenas, para esses o fim é a perdição. A nossa esperança, portanto, deve estar em Cristo. Que possamos refletir, concluir e declarar: “Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti”.



20

DEUS PROVA O SEU AMOR

Certo dia, um cristão lia a Bíblia em casa, quando já cansado resolveu sair para recuperar as energias, ao caminhar até o quintal, viu uma fruta que parecia mui deliciosa no topo de uma árvore, então a desejou. Naquele mesmo instante a fruta despencou aos seus pés. O vento circulava lentamente, não havia pássaros, nem coisa alguma que justificasse a queda daquela fruta. Tal irmão alegrou-se bastante, sentindo a presença de Deus, entendeu que o Senhor estava com ele, sondando o seu coração e realizando os mais simples desejos, compreendeu que não há nada que possamos pedir ao Senhor que seja demasiadamente simples para merecer a atenção divina. Portanto, eliminemos essa dúvida do coração, confiemos no amor do Pai, o Qual, de diferentes maneiras, sempre está pronto para provar que nos ama. Atentemo-nos aos mínimos detalhes, excluamos as preocupações de nossas vidas, e se há algo que gostaríamos de pedir a Deus, mas não o fazemos por pensarmos ser simples demais, então é bom revermos nossos conceitos relativos ao Senhor. Certifiquemo-nos de que, como qualquer pai amoroso, Deus se interessa por aquilo que nos é importante. “Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.



21

FUGINDO DA ANSIEDADE

Mudar o estilo de vida é a melhor saída para fugir da ansiedade. Seria ideal parar, meditar e tomar decisões mais acauteladas, visando paz de espírito. A vida é mais fácil quando estamos convictos das ações a tomar. Ter uma mente sóbria para planejar e seguir adiante, de cabeça erguida, mas com humildade, nos garante mais segurança e afugenta a ansiedade. Entretanto, é essencial ter sempre em mente que o desenrolar dos fatos cabe a Deus realizar. O desejo do ansioso é que tudo esteja pronto desde ontem, mas não podemos nos abalar, pois não é assim que o mundo funciona; “tudo tem o seu tempo determinado”. É razoável entendermos que nem tudo depende de nós, há muitas pessoas, coisas e situações envolvidas no sistema. Portanto, conformemo-nos em fazer tudo que for possível dentro de nossas limitações, mas ao que estiver além de nossas competências, basta orar e esperar, pois só Deus sabe como e quando deve fazer algo acontecer. Não prejudiquemos a saúde em decorrência de coisas que não acontecem no momento desejado; creiamos e confiemos no Senhor, porque isso Lhe é agradável. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.



22

PREVENIR PARA NÃO TER QUE REMEDIAR

A preocupação é uma emoção tensa quanto ao futuro, uma projeção de um possível cenário. Não necessariamente devemos viver livres de preocupações, pois até certo ponto importa antecipar-se aos problemas. Todavia, como todos os demais excessos, preocupar-se exageradamente pode nos causar desconforto. Quando o Mestre dos mestres nos orienta a não vivermos preocupados com o dia de amanhã, porque basta a cada dia o seu mal, Ele não está sendo político, tampouco irônico, mas fala com autoridade. O Senhor conhece todos os segredos que conduzem o homem a uma vida de serenidade e paz, livre de perturbações mentais, foi Ele quem nos criou e, portanto, conhece-nos perfeitamente. Todo fabricante conhece as limitações de suas máquinas, entendem que cada parte que compõem seus produtos tem características peculiares que exigem cuidados diferenciados, e orienta os usuários quanto à manutenção preventiva. A ideia é prevenir para não ter que remediar. O nosso Criador não é diferente, apesar de as Escrituras apontarem para Cristo, delas podemos extrair ensinamentos para o nosso bem viver. “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”.



23

A VERDADEIRA FELICIDADE

As pessoas normalmente lutam para ser felizes a qualquer custo, e quase sempre procuram atingir seus objetivos sem se preocupar se pisam ou machucam alguém na transposição de obstáculos que as impediriam de atingir certos alvos. De fato, a felicidade só pode ser virtualmente conquistada quando nos comprometemos a fazer dela uma prioridade em nossas vidas. Todavia, ela pode ser utópica, pois ao atingirmos determinados pontos nos sentimos felizes, ou melhor, ficamos satisfeitos com o resultado de nossas batalhas, mas logo desejamos ir mais além, porque em pouco tempo nos acostumamos com aquela conquista que logo se desvanece. Seja como for, depois de tanto lutar, notamos que a verdadeira felicidade jamais será alcançada neste mundo, o que sentimos são momentos de alegria ou amostra grátis de felicidade, porque a verdadeira felicidade é eterna, isenta de quaisquer preocupações, nunca perde a graça e jamais será superada. Na verdade, a verdadeira felicidade não é uma conquista, pois é graciosamente ofertada pelo Pai a todos que creem em Seu Filho, Jesus Cristo. “Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria”.



24

EM TUDO DAI GRAÇAS

Aprendendo a abençoar as circunstâncias da vida, aprendemos também a confiar mais em Deus; abençoando as dificuldades ganhamos mais forças para combatê-las; abençoar e dar graças em todas as coisas, mostra-nos que existe um caminho melhor a ser seguido. Quanto mais nos embravecermos com as situações difíceis da vida e quanto mais as esbravejarmos, mais as atrairemos. É justamente nesses momentos que devemos nos valer do fruto do Espírito, pois a paz, a paciência, o autocontrole e, sobretudo, o amor, são fundamentalmente necessários em todas e quaisquer circunstâncias, principalmente quando desejamos agradar a Deus e crescer espiritualmente. Sabemos, entretanto, que falar é muito simples e fácil, difícil e complicado, porém, é colocar esses desejos do Senhor em prática, porém, como dizem os mais experientes, “somente a prática conduz à perfeição”. Consideremos, portanto, o fato de colocarmos em prática estas ideias e sugestões, sem, contudo, darmos por encerradas, uma vez que as lutas nunca cessarão enquanto estivermos aqui, tampouco cessará a graça de Deus antes que Cristo volte, a qual é essencial em nossas caminhadas diárias. “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.



25

SABER OUVIR É FUNDAMENTAL

Os homens modernos encontram-se tão imersos em seus afazeres cotidianos que permanecem surdos ao chamado divino. Não estamos dando a devida atenção ao convite de Deus, pois constantemente alegamos as mais descabidas desculpas, sempre há algo que impede de nos achegarmos ao Pai, inventamos mil pretextos para protelar um encontro pessoal com Cristo. Não adianta adiar, porque um dia todo joelho se dobrará perante Deus; infelizmente, a esmagadora maioria prefere sacrificar a felicidade eterna por conta de ocupações passageiras e meros prazeres momentâneos. Por falta de fé e de sabedoria, agimos como Esaú, que trocou a bênção divina por um prato de lentilha, ou seja, agimos como tolos e trocamos a presença do Pai, a bem-aventurança eterna, por coisas que só satisfazem as necessidades momentâneas. Não permitamos que certas atividades, pessoas ou coisas, por mais apaixonantes que sejam, impeçam o nosso relacionamento com Deus. O Criador nos dá vinte e quatro horas todos os dias, portanto, não as desperdicemos de modo egoísta, empreguemos corretamente o tempo que o Senhor nos proporciona e demos a Ele o primeiro lugar em nossas vidas. “Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá”.



26

O UNIVERSO EXIGE UM CRIADOR

O Universo não surgiu do nada, se provocado por uma grande explosão, esta foi controlada e comandada. “Nada surge do nada” (Descartes - 1596/1650). Tudo que uma grande (BIG) explosão (BANG) pode produzir é um imenso cogumelo de poeira, que depois se desfaz deixando a destruição num raio de mais de cem quilômetros; nada mais. A construção de uma máquina, porém, é o resultado de um minucioso planejamento. Os engenheiros fazem os projetos, uma série de desenhos e listas dos componentes, as peças são fabricadas individualmente, e depois de prontas chegam à linha de montagem; a mais trivial lingueta tem que cumprir sua função, todas as peças têm suas dimensões e pesos ideais, são todas compostas de material adequado aos esforços que suportarão. Durante a realização de todo o trabalho de construção de um protótipo é exigido muito esforço mental, organização e informações necessárias para a concretização do produto; nada fica ao acaso. Nada surgiu do nada nem por acaso, um sistema tão complexo como o Universo exige um Criador com uma grande mente. Como disse Tomás de Aquino (1225/1274), é necessário um “motor propulsor” de todas as coisas. “No princípio criou Deus os céus e a terra”.



27

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

Levantando a cabeça o que vemos à volta são pessoas indo e vindo, seus movimentos são rápidos e ritmados. Se as observarmos dentro de uma perspectiva mais ampla e realista, notaremos que são pessoas vivendo, lutando e mor­rendo, sem entender o sentido da vida. A maioria luta para adquirir bens materiais, quanto mais, mais poder e mais respeito, pensam elas. Mas os valores espirituais são ignorados, menosprezados e esquecidos pela grande massa. Esta luta insana pela posse de tesouro não deveria acontecer, principalmente por parte daqueles que se dizem cristãos. Os discípulos de Cristo deveriam conhecer a ordenança bíblica que diz: “crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salva­dor Jesus Cristo”. O crescimento é plano de Deus, e os cristãos foram escolhidos para crescer e dar bons frutos. Crescer na graça de Deus não significa possuir mais posses, nem quer dizer mais poder. Aquele que cresce na graça e no conhecimento do Senhor entende que Jesus Cristo, “sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”.



28

UM FILHO DEVE TER INTIMIDADE COM SEU PAI

Ser saudável, sociável e forte, ter uma religião, regalias, poder e riquezas, tudo isso seduz o homem. Mas de nada adiantaria uma boa reputação perante os homens, se não estivéssemos bem posicionados diante de Deus; de nada valeria sermos dotados de religiosidade, se o nosso coração fosse carnal e vazio; de nada valeria a higiene corporal, se a nossa mente estivesse cheia de impurezas; a força física de nada valeria se espiritualmente estivéssemos debilitados; e as riquezas deste mundo para nada serviriam, se vivêssemos em total pobreza espiritual. Entendamos e aceitemos esta convocação para buscarmos com veemência ter mais intimidade com o Pai, oremos com sinceridade de coração e desejo profundo da alma. A oração é o escudo da fé que possibilita a nossa libertação dos desejos carnais. Orar é falar com o Pai. A oração não existe apenas para pedir, pois o Senhor conhece todas as nossas necessidades; um bom filho jamais falaria com seu pai unicamente para pedir. A oração além de ser uma arma secreta que nos liberta das astutas ciladas do diabo, também nos conduz à intimidade com Deus. Portanto, “... sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”.



29

NADA TROUXEMOS E NADA LEVAREMOS

Convém sabermos distinguir desejos de necessidades. É natural que almejemos uma vida longa, feliz e próspera, mas se obscurecermos esse entendimento, então estaremos provocando um sentimento de diminuição e insatisfação. A moderação deve sempre estar patente em nosso modo de viver, pois o excesso de amor próprio faz com que desejemos além das necessidades, e a ganância e o egoísmo prejudicam a satisfação pessoal. Parece que algumas pessoas chegam ao ponto de pensar que as outras não têm carências, porque estão sempre olhando apenas “para os próprios umbigos”, o egoísmo é tamanho que chegam a pensar que Deus só tem olhos para elas. Lógico que o Senhor nos observa de modo individual, é por isso que de certa forma todos temos as necessidades satisfeitas, e as ganâncias repreendidas. Por isso, tantas pessoas sofrem decepções e vivem constantemente insatisfeitas consigo mesmas (isso quando não culpam a Deus por suas atitudes inconsequentes). Portanto, controlemos as nossas concupiscências, pois felizes são aqueles que não esperam em Cristo apenas para esta vida. “Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele”.



30

INVENTÁRIO DE BÊNÇÃOS

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas...”. Façamos um inventário de todas as bênçãos que o Senhor nos tem concedido. Coisas boas acontecem conosco, mas raramente as registramos. De muitos perigos e situações embaraçosas o Senhor nos livra, e nem nos damos conta. Não podemos registrar as bênçãos desconhecidas, mas relacionemos todas as dádivas concretas, aquelas comprovadas pela fé em Jesus Cristo, as que temos convicção que de fato recebemos por intervenção sobrenatural. A razão para esse inventário é simples: guardamos no coração os acontecimentos que nos magoam, mas esquecemos com facilidade os fatos que nos trazem alegria ao coração e esquecemos facilmente as boas ações que as pessoas nos proporcionam, isso porque somos ingratos por natureza. Essa atitude não é diferente para com Deus, a ingratidão faz com que rapidamente nos esqueçamos de tudo que o Senhor tem feito por nós. Portanto, convém relacionarmos diariamente todas as bênçãos recebidas, a fim de lembrarmos sempre que lermos esse inventário, e assim, sejamos sempre gratos ao nosso Criador. Caso paremos e meditemos, mas nenhuma graça nos vem à mente, então escrevamos: “... a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida”.



31

CRISTO ESTÁ BATENDO

O nosso Deus não é mesquinho. Nós somos. Na verdade, a maioria de nós tem espírito medíocre. Não necessariamente na forma como tratamos as outras pessoas, mas no modo como tratamos a nós mesmos. Se nossos corações estão fechados e resistentes ao acesso de Cristo, então não esperemos que Ele adentre e nos transforme. O Pai eterno não deseja fazer nenhuma troca conosco, mesmo porque não temos nada que possamos barganhar com Aquele que é o dono absoluto de todas as coisas, mas nós precisamos estar receptivos a Ele, precisamos nos arrepender dos erros cometidos no passado e evitar repeti-los no futuro, zelando por tudo que diz respeito ao Senhor. Não convém vivermos como animais, agindo segundo os mais básicos instintos. Não somos animais racionais, a Palavra de Deus não compartilha dessa ideia, somos seres humanos, feitos à imagem e semelhança de Deus, e devemos total obediência ao Criador, se desejarmos a paz que somente Ele pode nos proporcionar. É importante entendermos que sozinhos jamais conseguiremos, precisamos abrir nossos corações para Cristo. “... Sê, pois, zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações