HISTÓRIA DA TEOLOGIA CRISTÃ – Parte 3



Clemente de Roma

Clemente foi bispo superintendente das igrejas nas casas em Roma na última década do primeiro século. Escreveu duas cartas. A primeira, conhecida como 1 Clemente, é provavelmente o primeiro documento cristão escrito que foi preservado fora do Novo Testamento. Esta epístola foi escrita por volta do ano 95 de nossa era, seu conteúdo é muito semelhante às cartas que o apóstolo Paulo escrever aos Coríntios, por isso, alguns estudiosos especulam que Clemente deve ter conhecido o apóstolo Paulo pessoalmente e imitado o seu estilo.

Clemente escreveu essa carta em Roma e a enviou a Corinto na ocasião em que ficou sabendo de uma rebelião aberta dos membros mais jovens das igrejas contra a liderança, seu objetivo era exortar esses membros revoltosos.

Um aspecto interessante dessa epístola é o estranho apelo de seu autor ao ”mito da fênix”, com a compreensiva intenção de reforçar a crença na ressurreição, pois aparentemente, alguns membros da igreja em Corinto ainda não acreditavam plenamente na ressurreição corpórea.

Naquela época ainda não havia qualquer relação com o papa, o qual só veio a existir depois de algum tempo, como será abordado futuramente, mas Clemente se sentia na obrigação de intervir, porque se via, em certo sentido, como um sucessor de Paulo, recentemente martirizado naquela cidade. O que não significa que Clemente, ou qualquer outro bispo cristão primitivo de Roma, acreditava na supremacia sobre todos os cristãos.

O único Senhor dos cristãos é Jesus Cristo. “Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Ef 1:18-23).

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro


                                              _____________________________





2 comentários:

  1. PArabéns amado pelas mensagens Deus te abençoe.

    http://www.conexaoadoremos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Monteiro você esta de parabéns!!! Deus o Abençoe!
    MESTRE GOMES NETO

    ResponderExcluir

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações