OS JUDAS MODERNOS – João 13:21





“Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair”.



O Senhor Jesus falava sobre Judas Iscariotes, o traidor, um dos mais sombrios personagens de toda a Bíblia. É impressionante o fato de ele ter andado com o Senhor Jesus por três anos e meio, testemunhado Seus milagres e ouvido Suas palavras e não ter mudado de vida. Ele permaneceu o mesmo: uma pessoa infame.



O Senhor o conhecia, e ainda assim lhe mostrou todo o Seu amor. Uma prova de confiança é que a ele foi cedido o cargo de administrador das finanças. Judas se aproveitou disso, e esqueceu-se de que nada fica oculto aos olhos do Senhor.



Na cena final desse episódio, em que Judas ainda estava presente, o Salvador se sentou com os Seus discípulos, falou com a voz embargada pela emoção que sentia em relação àquele que iria entregá-Lo para os religiosos invejosos. Os outros discípulos ficaram perplexos em ouvir a exposição de Jesus de que seria traído por um dos que com Ele estava sentado à mesa. Judas que, como os demais, já havia tido várias experiência reais com o Senhor, sabia que Ele conseguia ver além dele, além de suas expressões faciais, de suas emoções, sabia que Jesus podia sondar os mais íntimos de seus pensamentos.



Até então, Judas havia feito o papel de enganador. Ele enganava todas as pessoas do seu círculo de convivência, exceto o Mestre. Ninguém consegue mentir ao Deus vivo. Cristo ainda tentou pela última vez tocar o coração de Seu discípulo, ou melhor, daquele que convivia com Ele, como se discípulo fosse. À primeira vista parece ter sido em vão, mas o Senhor nada faz por acaso. Assim como qualquer outro ser humano, Judas jamais poderá acusar Jesus de não ter tentado convencê-lo a arrepender-se de seus pecados, diante do grande Juiz não poderá dizer que não foi amado o suficiente e que não teve chances de arrepender-se.



Como pode alguém ser tão insensível a esse tipo de amor? Como pode alguém ter convicção que Jesus Cristo é o Salvador e mesmo assim rejeitá-Lo? Infelizmente Judas não é o único. A nossa natureza pecaminosa nos leva a agir contra Jesus. Diariamente temos convivido com muitos Judas modernos, que, às vezes, sequer percebemos. Isso quando não nos comportamos como o tal. Estou falando de pessoas que recusam seguir os ensinamentos de Jesus; pessoas que professam uma fé apenas para tomar conta da “sacolinha” (ou sacolão); pessoas que convivem com Cristo por mais tempo que Judas Iscariotes pôde conviver, mas que, como Judas, continuam sendo traidores irreversíveis; pessoas que sabem que não podem enganar a Deus, mas continuam insensíveis, aguardando o resultado; pessoas que participam da Ceia do Senhor, mas que não têm comunhão nem com os irmãos, que dirá com Cristo.



Gostaria de me reportar ainda a um caso mais sério de Judas modernos, não quero dizer com isso que não sejam graves os outros tipos de Judas. Reporto-me àqueles que vendem o Senhor Jesus, como se Ele fosse o gênio da lâmpada de Aladim. Esses Judas não ensinam que Jesus é o único Salvador da humanidade, mas O vendem (e vendem caro) como um gênio que pode resolver qualquer problema, basta esfregar um objeto qualquer, fazer alguns pedidos, e tudo será resolvido. Eles pedem saúde, casa própria, carro, bom emprego..., mas não demonstram interesse pela salvação, muito menos pelo Salvador. Como Judas Iscariotes, eles não demonstram mudança de vida.



Jesus está nos chamando para sermos Seus discípulos e não discípulos de Judas. Ele chama pessoas que aceitem verdadeiramente a dádiva de serem Seus discípulos. Nós somos discípulos daquele a quem imitamos. Façamos como o apóstolo Paulo, imitemos a Cristo e não a Judas Iscariotes.



Se você me perguntasse se Jesus pode realmente resolver qualquer problema, não tenha dúvida que a resposta seria afirmativa. Mas entenda uma coisa: esse não é o Seu objetivo fim. Cristo não veio trazer boa vida às pessoas, mas a salvação. É claro que Ele nos dá vida, e vida em abundância, mas isso não quer dizer que não teremos problemas. Aliás, Cristo falou que no mundo teríamos aflições, Ele também falou que não há proveito algum ganhar tudo que desejarmos e perder a salvação. Você não entrega tudo que seu filho quer “de bandeja”; se o faz, saiba que isso pode lhe causar sérias consequências.



Você pode ser feliz ao lado de uma pessoa com muito ou com pouco, na fartura ou na carência. Paulo disse que aprendeu a viver de ambas as formas. É assim que você deve olhar para Jesus, e não como um filho pidão pronto para se revoltar, caso não seja atendido.



O Judas da história bíblica deixou o cenáculo da instituição da Ceia para se encontrar com os líderes religiosos em Jerusalém, a fim de acertar os detalhes finais da traição. O preço foi ínfimo, foi exageradamente desprezível. Ao contrário dos Judas modernos, o Iscariotes não valorizou Aquele que valoriza cada um de nós em particular. Jesus nos dá tanto valor que chegou a se destituir de toda a Sua glória para vir morrer em nosso lugar, para nos libertar da culpa de todos os nossos pecados.



A história de Judas Iscariotes teve um fim trágico. Da mesma forma, quaisquer pessoas que ajam como esse personagem, se não se arrependerem, terão um triste fim. É até provável que Judas tenha se arrependido, além do remorso que dizem que ele sentiu, o problema é que ele procurou as pessoas erradas. Arrependa-se, mas não procure os religiosos soberbos, declare arrependimento ao próprio Jesus Cristo; é muito simples, Ele é onipresente e ouve até os seus pensamentos. E neste momento, o Salvador está sondando o seu coração.



Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.


Monteiro

2 comentários:

  1. Oi querido,
    Parabéns por essas mensagens esplêndidas e atuais que voce tem postado. Estamos vivendo tempos em que as pessoas procuram a "Cristo", somente pelos milagres e prodígios; tempos modernos em que se levantam líderes e empreendedores "evangélicos", verdadeiros atores midiáticos que esqueceram totalmente a mensagem da Palavra de Deus; pregam não a salvação através de Cristo, mas os milagres que o "Cristo" pode realizar.
    Concordo plenamente quando voce diz que estão vendendo o Senhor Jesus, como se Ele fosse o gênio da lâmpada de Aladim; e alguns ainda determinam o tamanho da benção pelo quanto a pessoa dá em dinheiro. Isso é triste e lamentável.
    Jesus não veio com a missão de trazer prosperidade a quem quer que seja, ele veio proclamar salvação e foi essa mensagem de salvação que Ele pediu aos seus discípulos que continuassem a propagar quando não estivesse mais com eles: Determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém (At 1.4-a),e ainda ordenou-lhes dizendo: e recebereis virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra (AT 1. 8). E foi graças a verdadeiros discípulos do Mestre Jesus que fomos alcançados.
    Como voce mencionou, Judas Iscariotes teve um fim trágico, e dessa forma com certeza vão terminar os Judas atuais, que não se arrependerem.
    Deus continue te usando.
    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela Mensagem bastante edificante. Abraços.

    ResponderExcluir

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações