IMPORTA QUE CRISTO SEJA PREGADO – Fp 1:18


Se pararmos para analisar as características mais marcantes do cristianismo antigo, poderão surgir em nossas mentes os seguintes questionamentos: Por que o cristianismo antigo despertava, e ainda desperta, tanta simpatia? Quais seriam os comportamentos das igrejas cristãs da atualidade que as faria se aproximar do cristianismo antigo? Quais seriam as atitudes das igrejas cristãs da atualidade que as faria se distanciar das características do cristianismo antigo?

Não é fácil generalizar as características comportamentais dessas duas fases ou períodos do cristianismo histórico, haja vista que tanto naquela época como na atualidade existiram e sempre existirão pessoas que destoam do conjunto, quer seja para mais ou para menos, ou melhor, haverá sempre indivíduos que se destacam de forma positiva ou negativa, não importa onde estejam ou quando estejam. Pessoas compromissadas e descompromissadas sempre existiram e sempre existirão. Pessoas que gostam de levar vantagem em cima da ignorância alheia também não é novidade.

Hoje em dia os erros aparecem muito mais que naquela época, e um dos motivos é que a informação moderna está muito rápida e avançada, o que acontece aqui no Brasil quase que instantaneamente já se têm notícias do outro lado do mundo, e vice-versa. Mas nos primórdios da igreja não era assim, os erros eram mais camuflados, por assim dizer; mesmo assim, têm-se notícias de algumas mazelas praticadas por alguns de nossos irmãos legítimos e também por falsos irmãos.

Infelizmente o que as igrejas mais têm são características que as fazem afastar do comportamento apresentado pelas igrejas primitivas, falta testemunho de vida, falta compromisso com Deus, com Sua palavra e com as almas perdidas. A situação fica mais crítica ainda quando aparece uma igreja que usa o evangelho da forma que lhe interessa e que melhor lhe convém, visando prosperidade e praticando cerimoniais com liturgias evangélicas, católicas e espíritas. No entanto, seu líder não quer ser identificado com nenhum desses grupos, ele prefere ser chamado de outra coisa. E o que acontece é que a influente mídia e a população não querem saber se essa igreja é ou não uma instituição evangélica, e assim, o evangelho de Nosso Senhor e Salvador segue sendo escandalizado. A situação se torna pior ainda quando igrejas respeitáveis e de tradição começam a copiar procedimentos de ditas igrejas.

Para que as igrejas modernas se aproximassem do cristianismo da igreja primitiva, elas teriam que de fato viver aquilo que pregam, e quando pregam. Digo isso porque muitas igrejas esqueceram-se por completo do verdadeiro evangelho de Cristo, vivem como clube ou associação de pessoas de boa vontade entre si, onde suas ações estão voltadas única e exclusivamente para o público interno. Essas comunidades se esquecem que outras pessoas necessitam da compaixão de Cristo, a qual só chegará a elas se os cristãos deixarem suas associações internas para encontrá-las e resgatá-las.

Graças a Deus que ainda existem algumas exceções a essa regra, ainda há igrejas que procuram atuar consideravelmente na evangelização. Embora algumas delas não visem com exclusividade às almas perdidas, mas, em muitos casos, visam unicamente o sucesso de seus ministérios. Mas o que se há de fazer? Não importa com que intenção estão anunciando a Jesus Cristo, o importante é que o Salvador seja difundido aos quatro cantos da Terra. Como disse Paulo aos Filipenses: “Mas que importa? Contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei”.

Que Deus nos abençoe.
Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações