IGREJA VIRTUAL


Seria possível uma igreja cristã virtual? Todos os meios são válidos para o anúncio do evangelho, desde que legais. Não se deve usar meios ilícitos como as “rádios piratas”, por exemplo. As pessoas já sabem onde buscar ajuda espiritual hoje em dia, sem necessariamente, ir a um templo físico. A maioria dos atuais discípulos de Jesus já há muito estão buscando anunciar o evangelho de todas as formas possíveis, e está funcionando muito bem. As pessoas buscam ajudas espirituais nos programas de rádio e televisão, procuram também via telefone, e de diversas formas por intermédio da internet (em sites produzidos com esta intenção, e-mails entre amigos, comunidades, etc.). Quem não acompanha o progresso do mundo ciberespacial está fora do sistema. Lógico que ainda existem pessoas que não têm acesso a todas essas tecnologias, por questões econômicas e/ou culturais, é aí que entram os cristãos mais conservadores que são resistentes às mudanças, coisa que sabemos, por acaso existe.
 
Uma comunidade cristã virtual é perfeitamente viável, uma vez que o verdadeiro corpo de Cristo não é físico, mas espiritual e invisível. As pessoas não são iguais e, além de conceitos preconcebidos, geralmente de resistência aos “crentes”, muitas delas já tiveram algum tipo de problema com pessoas inconvenientes, que querem impor suas práticas religiosas a todo custo. Conheci pessoas que aceitaram a Jesus Cristo via televisiva, mas que não tinham a menor intenção de procurar uma igreja física local. Que fazer com pessoas assim? Condená-las? Se Cristo as aceita, quem somos nós para rejeitá-las?

Jesus não disse: “ide por todo o mundo e formai igrejas templos; e as pessoas que não quiserem frequentá-las sejam anátemas”. Mas disse: “ide por todo o mundo e fazei discípulos”. Não se faz discípulos de uma hora para outra; é necessário paciência. Afinal, o famoso “ladrão da cruz” não teve tempo de frequentar nenhuma igreja (sabe-se lá se o faria), nem de ser, na prática, um discípulo, porém, houve tempo suficiente de ter seu coração sondado pelo próprio Senhor e Salvador Jesus Cristo. Lembremo-nos de que uma das característica de uma verdadeira conversão é a transformação do caráter, uma mudança de vida, isto é, permitir que seu coração seja renovado.

Devo deixar claro que não estou fazendo apologia ao fato de que é suficiente ter comunhão com a Trindade somente. Não é isso. Deve haver comunhão também com as pessoas, deve haver contato físico e não apenas espiritual, pois é entre as pessoas que se aprendem a servir a Cristo, é entre elas que somos tentados e provados. O que desejo enfatizar na verdade são os itens: compreensão, paciência, sabedoria e, principalmente, amor. Sem os tais não conseguimos comunicar o evangelho de Cristo. Quero ainda deixar evidente que devemos sim utilizar a rede mundial de computadores a serviço da obra de Cristo. Por que deixar um meio tão rico e poderoso como a internet a serviço do mal somente?

Sua ideia é sempre bem vinda, outras pessoas precisam saber o que você pensa. Deixe seu comentário relativo ao tema no campo “comentários”.

Que Deus nos abençoe.
Monteiro

Um comentário:

  1. Querido irmão,
    Seu texto é verdadeiro, atual e muito interessante.
    Ultimamente estou pensando em fazer parte de uma comunidade cristã virtual mesmo. Nasci em um lar cristão e passei quase toda minha vida em uma determinada Igreja evangélica, uma das mais certas para mim; mas com o passar dos tempos tenho notado muita corrupção no meio do povo de Deus, muita imposição por parte dos líderes que muita das vezes só cobram e não vivem o verdadeiro evangelho de Cristo; como voce citou acima, o verdadeiro corpo de Cristo não é físico, mas espiritual e invisível. Eu faço parte da Igreja Invisível de Cristo aqui na terra, e, estou muito decepcionada com "igreja", e sinceramente pensando em louvar a Deus da minha casa mesmo, vez ou outra assistindo Tv e visitando igrejas diferentes, mas sem criar nenhum vínculo.

    ResponderExcluir

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações