FONTE DO CONHECIMENTO NECESSÁRIO - Os 4.6

O mundo perece por falta do conhecimento de Deus. A Bíblia declara que o mundo jaz no maligno, o deus deste século cega e ilude as pessoas, e estas se deixam enganar por todo vento de doutrina, elas buscam conhecimentos diversificados, preenchem seus tempos de todas as maneiras e das formas mais cabíveis e descabíveis possíveis, mas esquecem o principal. Há muito já declarou Oseias: “o meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento” (Os 4.6), e o mundo contemporâneo segue na mesma direção. Há muitos cristãos incluídos também nesse mesmo bojo. Não estou dizendo que não devemos ser esclarecidos, ter cultura, aliás, todas as pessoas deveriam ser bem informadas, pois se assim fossem, nós não seríamos enganados e não teríamos na liderança do nosso país os atuais políticos, eleitos por nós mesmos. O que quero dizer é que a chave epistemológica de todo cristão deveria ser as Escrituras; digo que ela deveria ser dos cristãos, no entanto, quisera Deus fosse de toda a humanidade.

Os seres humanos estão com a cosmovisão e percepção distorcidos, chamam bem ao mal e ao mal chamam bem. A moral da maioria está pervertida, os bons costumes raramente são praticados. Evidentemente que o ser humano é um ser caído, que precisa de Deus, e esta volta ao Criador só é possível através do conteúdo das Escrituras, mediante a crença e a educação cristã. Não há outra forma de sabermos o que Deus deseja de cada um de nós, nem quanto ao propósito de nossa existência, se não for pela Palavra revelada de Deus. Somente esta é capaz de filtrar adequadamente a ideia que temos em relação a Deus, independentemente do nosso preconceito formado ao longo da nossa existência, do nosso pré conhecimento e da maneira de percebermos o mundo. A Bíblia é a chave para percebermos a realidade como ela realmente é.


Imagine como seria a humanidade se desde cedo, principalmente nas famílias e nas escolas (não só nas igrejas), as crianças tivessem uma educação cristã. O mundo poderia não ser perfeito, mas com certeza estaria em melhores condições do que se encontra hoje. Não estou dizendo que deveria simplesmente haver a transmissão dos ensinamentos bíblicos, só isso não bastaria. Penso que deveria haver o verdadeiro ensino-aprendizagem, isto é, a vivência de ambas as partes, tanto do que ensina quanto daquele que recebe os ensinamentos, afinal, ensinamos o que sabemos e praticamos, e o verdadeiro aprendizado acontece quando é colocado em prática. Acredito que dessa forma teríamos um mundo bem mais próximo da vontade de Deus, porque quando a nossa maneira de vermos as coisas muda, o nosso comportamento também muda. Esta seria uma maneira segura de influenciarmos e termos boas influências, pois todos nós precisamos destas, coisa que o mundo do jeito que se encontra não pode oferecer, o que vemos e ouvimos são quase que unanimemente as más influências, e isto é muito triste e penoso.


Talvez muitos pensem, e com razão, ser esse um mundo utópico, como o sonhado pelos Beatles, um mundo sem guerras, sem fronteiras... A grande diferença é que o mundo dos Beatles seria um mundo sem Deus (and no religion too). Os mais entendidos diriam: “isso não é possível, pois os papas já tiveram suas chances, e o que fizeram? Fizeram daquela época uma era de perseguição e de obscuridade, por isso seguiu-se o Iluminismo”. Também questionamos, e o que fez o Iluminismo? De fato, ninguém fez e ninguém pode fazer nada pela humanidade. Só há uma Pessoa que tem poder para fazer algo, e fará no tempo certo, é o que as Escrituras ensinam.


A nossa esperança não deve estar apenas neste mundo. O apóstolo Paulo diz que aqueles que depositam suas esperanças neste mundo são os mais infelizes dos homens (1Co 15.19). Portanto, as nossas esperanças devem estar em Deus. É isto que as Escrituras ensinam, e isto deveria ser o cerne de todo conhecimento. Temos aqui uma conclusão simplória, mas imagine sua amplitude; que seria alcançado se todas as nossas esperanças estivessem em Deus? Imagine se toda a nossa existência fosse baseada nos ensinamentos de Cristo. Por isso que afirmo com veemência, que a chave epistemológica do cristão deve ser as Sagradas Escrituras, só elas transmitem a vontade de Deus para a nossa vida, só elas possuem eficácia para libertar a mente cativa do homem dos desejos carnais e das práticas pecaminosas ofertados por este mundo, só elas transmitem a razão e o sentido do nosso existir, agora e eternamente.


Que Deus nos abençoe.

Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações