PRIMEIRA ORAÇÃO DE PAULO - At 9.11



"E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando" (At 9.11).

Nesta passagem, gostaria de destacar, além da primeira oração de fé realizada pelo novo convertido Paulo, o fato de que Deus tem vários métodos de extinguir a perseguição que muitos intentam contra o Seu Reino, contra o Seu povo e, pra ser mais direto: contra Ele próprio.

O primeiro é o método operado na vida de Saulo de Tarso. É um processo bastante repetido na vida de muitos outros Saulos contemporâneos. Trata-se da decisão divina de trazer pra junto de Si essa pessoa, convertendo-a a um aliado Seu, transformando-o num verdadeiro servo. Dessa forma, um inimigo cruel e sanguinário se transforma num Soldado de Cristo. Aquele que estava nas trevas, agora brilha como luz para o mundo. Aquele que tinha espírito devorador, doravante torna-se uma amável ovelha ou um dedicado pastor. O coração de pedra se transforma num coração de carne, passando a ser grato a Deus pelas graças alcançadas e pela misericórdia de aceitá-lo em Seu reino.

O outro método, que não é o preferido por Deus, nem os cristãos desejariam que fosse assim, é o fato de haver um inimigo irreconciliável, e este ser subjugado, confundido ou destruído. Como diz a Palavra: o homem por si mesmo se destrói (Lv 26.39; Sl 35.8; Pv 21.7). Tal procedimento foi aplicado na vida de Herodes. Este por não dar glória a Deus foi comido por vermes (At 12.20). Herodes era uma pessoa egoísta, que fazia qualquer coisa em prol do poder; tanto Herodes o Grande, da época em que Jesus nasceu quanto o Herodes que governou na época em que nascia o Cristianismo. Ambos eram capazes de matar até mesmo o próprio filho, esposa e outros parentes (como aconteceu) para manter os prestígios.

Existem hoje muitos Herodes no nosso país e no mundo, como por exemplo, os políticos que legislam em causa própria, enquanto outros perecem devido às ações “irresponsáveis” praticadas por esses dirigentes inescrupulosos. Os traficantes que fornecem drogas que destroem pessoas e famílias inteiras, almejando unicamente lucro pessoal, também são tipos de Herodes. São muitos os Herodes modernos; pessoas que buscam glória própria, que não pensam no seu próximo, muito menos em Deus. E alguns ainda se utilizam do nome de Deus para se promoverem. Se essas pessoas não se arrependerem, certamente terão triste fim, que, aliás, humanamente falando, é o que merecem.

Devemos orar para que esses Herodes sejam transformados em Soldados de Cristo. Devemos orar para que essas pessoas passem a viver de modo diferente para a glória de Deus. Que elas reproduzam o mesmo desempenho com que se dispõem na praticar o mal, para realizarem tarefas da prática do bem. O Senhor, em Sua infinita sabedoria, certamente ouvirá nossas petições e utilizará os métodos que melhor lhe convier. Não sabemos orar como convém, por isso, o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8:26). Às vezes se torna muito difícil orar por essas pessoas, tendo em vista o mal que elas causam à sociedade, no entanto, devemos orar por elas, é parte dos mandamentos do Senhor Jesus.

A Bíblia diz que Saulo ainda respirava ameaças de mortes contra o povo de Deus, e por isso, se dirigiu aos principais sacerdotes, pedindo autorização para comparecer às sinagogas de Damasco a fim de prender todos os cristãos que, porventura, encontrasse, fossem homens ou mulheres. Devidamente autorizado, partiu com sua comitiva de verdugos em direção a Damasco.

Quando se encontrava nas proximidades da cidade teve uma visão da glória de Cristo, caiu do cavalo, abriu os olhos, mas nada conseguiu enxergar. Jesus falou com Ele, chamando pelo nome: “Saulo, Saulo, por que me persegues? Como é duro recalcitrar contra os aguilhões!” No que Saulo perguntou quem falava com ele, e ao tomar conhecimento de que era o Senhor Jesus, perguntou o que queria que fizesse. Jesus ordenou que entrasse na cidade, porque ali lhe seria dito o que fazer. Então, Saulo se levantou e foi conduzido pelas mãos a Damasco, onde permaneceu por três dias sem ver, sem comer e sem beber. O mesmo período de tempo que o profeta Jonas permaneceu no ventre de um grande peixe, sinal único dado por Jesus a uma geração má e adúltera (Mt 12:39,40), tipificando sua morte e ressurreição. Agora é a vez de Paulo, que perde a visão e se mantém em jejum por exatos três dias.

Foi nessas condições que Paulo fez a sua primeira oração. Na condição de um novo convertido, que estava cego e jejuava. Não sabemos como você orou ao se converteu, nem como os ainda não convertidos orarão quando se converterem, nem lembramos como foi nossa primeira oração. Talvez oremos como a maioria dos novos convertidos, pedindo que Deus afaste da mente os maus pensamentos; ou talvez oremos pedindo insistentemente perdão pelos pecados, sem certeza desse perdão, ou convictos, sentindo-nos aliviados por ter alcançado tão grande graça.

Não conhecemos a gravidade dos pecados alheios, mas isso não importa, pois já foram perdoados. Se você já se arrependeu e já confessou ao Senhor Jesus, não tem mais o que temer. No entanto, gostaria de levar em consideração a gravidade das ações de Saulo. Este era fariseu, criado aos pés de um sacerdote importante e influente chamado Gamaliel, com todas as instruções acerca do Reino de Deus, que colocou como objetivo principal de sua vida, perseguir um povo, que, pensava ser um grupo formando uma nova seita herética. Estava equivocado, mas depois que caiu do cavalo e teve um encontro verdadeiro com o Senhor, como cego que estava, com certeza orou pedindo perdão por sua cegueira espiritual. Ainda hoje, há muitos religiosos, que são verdadeiros cegos espirituais e que precisam urgentemente de um encontro com Deus do tamanho e efeito que teve o então Saulo de Tarso.

Talvez Paulo houvesse dito: “Senhor quão cego e incoerente eu fui. Dá-me ò Deus, uma segunda chance para que eu possa sofrer por causa do teu nome, para que eu possa tentar reverter os danos que causei. Sinto muito por não ter enxergado a verdade antes”. Talvez ele tenha dito algo assim. Ele já não era mais um hipócrita fariseu que orava nas esquinas batendo no peito anunciando as boas coisas que fazia, acusando os publicanos e pecadores. Suas palavras agora não saiam apenas de sua boca, mas partiam da mente e do coração, em profundo arrependimento. Tanto que o Senhor gostou do que ouviu e do que sondou em seu coração. Por isso, enquanto orava, Saulo teve a visão de Ananias aproximando-se dele e curando-o, ou seja, ao mesmo tempo em que orava e recebia uma visão espiritual, o Senhor falava com Ananias providenciando a sua cura e aprovando o seu ministério.

O Senhor sabia tudo sobre Paulo; talvez ele estivesse orando na esperança de misericórdia, sem saber que Deus o estava ouvindo, como muitas vezes acontece conosco. Todavia, o Deus onisciente, que tudo sabe e tudo vê, de imediato começou a tomar as providências. É assim que Deus trata conosco, é assim que Ele faz acontecer em nossas vidas; enquanto estamos ainda orando, e às vezes até pensamos que nossa fé não é suficiente, o amoroso Pai já está agindo em nosso favor para nos dar a vitória. Porque antes mesmo de abrirmos as nossas bocas, Ele já sabe o que vamos pedir e o que necessitamos (Mt 6:8).

Você seria capaz de entender o pavor que sentiu Ananias ao ser mandado pelo Senhor para orar por Saulo? “Ele aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome”. Esta foi a resposta amedrontada de Ananias ao Senhor. O Senhor, porém, o confortou, garantindo que Paulo seria um vaso escolhido para levar o Seu evangelho aos gentios, aos reis e aos filhos de Israel. Convicto, então Ananias foi ao encontro do novo convertido chamado Paulo de Tardo, e orou por ele. Assim, Paulo voltou a enxergar, foi cheio do Espírito Santo e, em seguida, batizado.

Concluindo, sugerimos meditação confiante no Senhor, porque Seus propósitos não mudam. Deus continua sendo o mesmo, ontem, hoje, amanhã e sempre. Da mesma forma que sempre protegeu a Sua igreja nos primórdios, assim também, estará sempre do nosso lado, para nos livrar e nos ajudar a fazer a Sua obra. Você também, como Paulo, pode ser um vaso escolhido para ser exemplo e levar as boas novas de Deus aos semelhantes. Pense nas almas que ficarão fora do gozo eterno. Você pode colaborar com Deus para mudar a história dessas pobres almas, inclusive a sua, se você ainda não serve a Deus. Devemos esperar mais de Deus, mas a nossa parte, Ele também espera que façamos. Temos os nossos planos e métodos, mas o Senhor faz cumprir, pois só Ele sabe qual método deve ser aplicado à dada pessoa. Afinal, não há como recalcitrar contra os aguilhões.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Monteiro

Um comentário:

Mensagens populares

SEGUIDORES

Total de visualizações